Representantes do cooperativismo capixaba realizam missão internacional
Integrantes do Programa de Gestão Avançada para Lideranças Cooperativistas Capixabas, o Lidercoop, estão participando de uma missão internacional na Espanha e em Portugal. A comitiva, formada por 18 representantes de cooperativas capixabas e sete colaboradores do Sistema OCB/ES, saiu do aeroporto de Vitória na última quinta-feira (3).
Prevista na terceira etapa do Lidercoop, a missão durará duas semanas e tem o propósito de desenvolver competências essenciais de gestão, como visão e conhecimento das funções empresariais e de negócios aplicáveis às cooperativas.
Anúncio
Na Espanha, a comitiva fará passagem pelas cidades de Madrid, Bilbao e Salamanca. Já em Portugal os participantes comparecerão a agendas em Porto e Lisboa. Por meio de visitas a entidades do cooperativismo europeu, cooperativas e universidades, o grupo poderá conhecer boas práticas de gestão, intercooperação, diversificação de negócios, competividade, redes, novos negócios e geopolítica.
Anúncio
Na primeira semana, a comitiva circulará pela Espanha. Foram programadas visitas à Federação de Cooperativas Agropecuárias da Espanha, à União das Cooperativas de Crédito da Espanha , à Federação das Cooperativas de Saúde de Madri, à Federação de Cooperativas Mondragón e à Universidade de Mondragón. Neste último local o grupo participará de um curso sobre competitividade, redes, intercooperação e novos negócios.
Entre 14 e 16 de novembro, o itinerário contemplará uma visita à Universidade de Porto, local em que a comitiva participará do curso “Geopolítica e o impacto nas organizações e na economia mundial”. Em Lisboa, o grupo fará uma reunião com a Cooperativa Antônio Sérgio de Economia Social (Cases) e visitará a Confederação das Cooperativas Agrícolas e de Crédito em Portugal (Confagri).
O término da missão e retorno da comitiva ao Brasil está programado para acontecer entre 17 e 18 de novembro.
Fonte: OCB/ES
Anúncio
Anúncio