Representantes do cooperativismo capixaba realizam missão internacional

Durante duas semanas, grupo irá visitar organizações de referência do cooperativismo europeu na Espanha e em Portugal

Integrantes do Programa de Gestão Avançada para Lideranças Cooperativistas Capixabas, o Lidercoop, estão participando de uma missão internacional na Espanha e em Portugal. A comitiva, formada por 18 representantes de cooperativas capixabas e sete colaboradores do Sistema OCB/ES, saiu do aeroporto de Vitória na última quinta-feira (3).

Prevista na terceira etapa do Lidercoop, a missão durará duas semanas e tem o propósito de desenvolver competências essenciais de gestão, como visão e conhecimento das funções empresariais e de negócios aplicáveis às cooperativas.

Anúncio

Na Espanha, a comitiva fará passagem pelas cidades de Madrid, Bilbao e Salamanca. Já em Portugal os participantes comparecerão a agendas em Porto e Lisboa. Por meio de visitas a entidades do cooperativismo europeu, cooperativas e universidades, o grupo poderá conhecer boas práticas de gestão, intercooperação, diversificação de negócios, competividade, redes, novos negócios e geopolítica.

Anúncio

Na primeira semana, a comitiva circulará pela Espanha. Foram programadas visitas à Federação de Cooperativas Agropecuárias da Espanha, à União das Cooperativas de Crédito da Espanha , à Federação das Cooperativas de Saúde de Madri, à Federação de Cooperativas Mondragón e à Universidade de Mondragón. Neste último local o grupo participará de um curso sobre competitividade, redes, intercooperação e novos negócios.

Entre 14 e 16 de novembro, o itinerário contemplará uma visita à Universidade de Porto, local em que a comitiva participará do curso “Geopolítica e o impacto nas organizações e na economia mundial”. Em Lisboa, o grupo fará uma reunião com a Cooperativa Antônio Sérgio de Economia Social (Cases) e visitará a Confederação das Cooperativas Agrícolas e de Crédito em Portugal (Confagri).

O término da missão e retorno da comitiva ao Brasil está programado para acontecer entre 17 e 18 de novembro.

Fonte: OCB/ES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Como plantar mais café em espaço reduzido?

O pesquisador do Incaper, Paulo Sérgio Volpi, destacou que o jardim clonal superadensado ...

Parceria estratégica do Sistema OCB busca fortalecer cadeia de lácteos

Foto: Reprodução / Sistema OCB Unidade nacional se reuniu com Conselho dos Exportadores ...

Exportações do agronegócio brasileiro atingem US$ 37,44 bilhões

Em comparação ao mesmo período de 2023, o aumento foi de quase 4,4% ...

Empresas apresentarão novidades na Fruit Attraction Brasil

Para impulsionar o legado da horticultura brasileira e o mercado de frutas e ...

Conab estima redução na safra brasileira de grãos

Foto: Freepik A sétima estimativa da safra de grãos 2023/2024, divulgada pela Companhia ...