Resultado dos cafés selecionados na 2ª Mostra de Qualidade de Café de Alegre

A 2ª Mostra de Café de Alegre divulgou o resultado do top 5 de cafés conilon e arábica do município nesta sexta-feira (09). As amostras foram avaliadas no Laboratório de Classificação Física e Sensorial de Café do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus de Alegre. A comissão julgadora foi composta por quatro classificadores de café com certificação internacional, membros do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da Empresa Caparaó Jr, garantindo transparência e credibilidade ao resultado.

Foram reunidos pela Mostra um total de 20 cafeicultores de Alegre que se destacam pela produção de cafés arábica e conilon de qualidade. A partir da avaliação, foram selecionados o top 5 dos cafés, sendo 5 de café conilon e 5 de café arábica.

Anúncio

Neste ano, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o evento foi realizado de maneira virtual, no dia 02 de outubro. Sendo assim, a Mostra seguirá promovendo as ações on-line como a divulgação de um vídeo que detalha as informações dos 3 primeiros colocados de cada categoria.

Anúncio

O município de Alegre na sua composição econômica como base a cafeicultura, sendo representativa a agricultura familiar. Com o propósito de fomentar esse importante setor, a Empresa Caparaó.Jr do IFES de Alegre, a Prefeitura Municipal de Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e o Incaper realizaram a 2ª Mostra de Qualidade de Café de Alegre.

O evento teve como objetivos identificar, conhecer e promover os agricultores que produzem café arábica e conilon de qualidade, com o intuito de fortalecer e valorizar a cafeicultura do município, permitindo assim a conquista de novos mercados e a sustentabilidade da cadeia produtiva.

Os resultados destacaram ainda mais a potencialidade da cafeicultura, que é um dos pilares da economia do município, como afirmou a coordenadora do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (CELDR) de Alegre, Aline Chaves. “A participação do Incaper na Mostra é importante para promover e dar visibilidade para a produção de café com qualidade no município. Além disso, a seleção dos cafés conilon e arábica serão de grande destaque para nossos agricultores”, ressaltou.

Fonte: Incaper

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Fim de semana gelado em Vitória e mais 7 capitais brasileiras

As capitais da Região Sul, do Sudeste e também Campo Grande, capital de ...

Festival vai reunir gastronomia, cultura e música em Anchieta

Foto: Yuri Barichivich / Setur Já pensou em passar um final de semana curtindo praia, ...

Brasileiro é campeão mundial de prova de café

O brasileiro Dionatan de Almeida é campeão mundial de prova de café. O ...

Consumo de café solúvel cresce 5,3% no trimestre

Setor vem em expansão desde 2016; avanço reflete investimentos em qualidade, diversidade, formação ...

ES+Café irá promover imersão no universo da cafeicultura capixaba

A Feira ES+Café irá promover uma verdadeira imersão no universo da cafeicultura capixaba ...