Resultado dos cafés selecionados na 2ª Mostra de Qualidade de Café de Alegre

A 2ª Mostra de Café de Alegre divulgou o resultado do top 5 de cafés conilon e arábica do município nesta sexta-feira (09). As amostras foram avaliadas no Laboratório de Classificação Física e Sensorial de Café do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus de Alegre. A comissão julgadora foi composta por quatro classificadores de café com certificação internacional, membros do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da Empresa Caparaó Jr, garantindo transparência e credibilidade ao resultado.

Foram reunidos pela Mostra um total de 20 cafeicultores de Alegre que se destacam pela produção de cafés arábica e conilon de qualidade. A partir da avaliação, foram selecionados o top 5 dos cafés, sendo 5 de café conilon e 5 de café arábica.

Neste ano, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o evento foi realizado de maneira virtual, no dia 02 de outubro. Sendo assim, a Mostra seguirá promovendo as ações on-line como a divulgação de um vídeo que detalha as informações dos 3 primeiros colocados de cada categoria.

O município de Alegre na sua composição econômica como base a cafeicultura, sendo representativa a agricultura familiar. Com o propósito de fomentar esse importante setor, a Empresa Caparaó.Jr do IFES de Alegre, a Prefeitura Municipal de Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e o Incaper realizaram a 2ª Mostra de Qualidade de Café de Alegre.

O evento teve como objetivos identificar, conhecer e promover os agricultores que produzem café arábica e conilon de qualidade, com o intuito de fortalecer e valorizar a cafeicultura do município, permitindo assim a conquista de novos mercados e a sustentabilidade da cadeia produtiva.

Os resultados destacaram ainda mais a potencialidade da cafeicultura, que é um dos pilares da economia do município, como afirmou a coordenadora do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (CELDR) de Alegre, Aline Chaves. “A participação do Incaper na Mostra é importante para promover e dar visibilidade para a produção de café com qualidade no município. Além disso, a seleção dos cafés conilon e arábica serão de grande destaque para nossos agricultores”, ressaltou.

Fonte: Incaper

Últimas notícias

Coops já podem enviar projetos para o PAA

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) liberou o sistema para recebimento dos projetos ...

Selo Arte para produtos de abelhas e derivados terá início em outubro

Podem receber o Selo produtos artesanais de abelhas Apis mellifera e de abelhas ...

Você conhece a Doença de Haff? Mapa monitora casos no Brasil

Orientação é que consumidor adquira pescado com selo de inspeção oficial O Ministério ...

Fórum Café e Clima apresenta condições da produção diante dos impactos climáticos

Como os cafezais estão reagindo diante do comportamento do clima, marcado por seca, ...

Bolsonaro veta projeto sobre medidas emergenciais de amparo à agricultura familiar

Foto: Veja O presidente Jair Bolsonaro vetou um projeto de lei sobre medidas ...