Reunião ajusta plano de combate a incêndios para o Parque Estadual de Pedra Azul

O Programa Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevines) realizou, na última semana, na sede do Parque Estadual de Pedra Azul (Pepaz), em Domingos Martins, uma reunião de alinhamento com representantes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMES) e da Defesa Civil de Venda Nova do Imigrante. O grupo conheceu o Plano Operativo de Combate a Incêndio Florestal do Pepaz e os equipamentos disponíveis para serem usados em caso de emergências.

“Corpo de Bombeiros e Defesa Civil são entidades parceiras do Iema (Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), dando suporte em caso de alguma emergência. Como o Plano do Pepaz está passando por atualizações, os representantes das entidades a ações e o equipamento que temos para o combate a incêndios devem ser debatidos. Nossos equipamentos, inclusive, são considerados os mais modernos”, explicou o coordenador operacional do Prevines, Marcelo Nascimento.

Participaram da reunião Diógenes Duarte Cano, comandante do Corpo de Bombeiros de Venda Nova do Imigrante; o oficial de operações dos Bombeiros de Venda Nova, Willian Sérgio, e o coordenador municipal da Defesa Civil de Venda Nova, Woelpher Pierangelo.

“O encontro foi bem produtivo. Alinhamos o que pode ser feito em conjunto entre o Iema, Bombeiros e Defesa Civil, no caso de incêndios e emergências ambientais”, pontuou Marcelo Nascimento. Atualmente, oito Unidades de Conservação têm Plano Operativo de Combate a Incêndio Florestal, documento que instrui o que deve ser feito em caso de emergências. 

PREVINES – Com a finalidade de reduzir a perda da biodiversidade e os prejuízos socioeconômicos e ambientais decorrentes dos incêndios florestais, em 2009, o Estado do Espírito Santo criou o Programa Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevines).

O programa tem por objetivo desenvolver atividades de prevenção e combate a incêndios florestais em áreas que coloquem em risco as Unidades de Conservação e o entorno; as áreas prioritárias para conservação da Mata Atlântica no Estado do Espírito Santo e demais áreas que coloquem em risco a preservação do meio ambiente e a segurança das pessoas.

O Prevines tem um Grupo Gestor que é formado pelo Iema, Corpo de Bombeiros Militar (CBMES), Coordenação Estadual de Defesa Civil, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Secretaria da Casa Militar e Policia Militar Ambiental. Essas instituições são responsáveis por executar ações planejadas e permanentes de monitoramento, prevenção, fiscalização e combate aos incêndios florestais, ações estas que são priorizadas no período crítico de ocorrência desses desastres.

Fonte: IEMA

Últimas notícias

Valor da contribuição mensal do MEI vai aumentar em fevereiro

Os microempreendedores individuais devem ficar atentos ao reajuste na contribuição mensal, que passa ...

Impacto ambiental urbano pode ser maior que do agro

O Brasil teve um ano de destaque no direito ambiental e terá que ...

Produção de café deve atingir 55,7 milhões de sacas na safra de 2022

Os produtores de café deverão colher a terceira maior safra do grão neste ...

Produtores celebram colheita e resultados da primeira safra de Uvas em Guarapari

Sandra Butke, em suas parreiras no início da produção. Para diversos produtores rurais ...

Ceasa-ES orienta produtores sobre armazenamento adequado de alimentos

A ação, que teve início na última quinta-feira (13) e tem previsão de ...