Reunião virtual discute e valida zoneamento para milho no Rio de Janeiro e Espírito Santo

Uma reunião online, no dia 24 de junho (quarta), às 14h, vai fazer a validação dos estudos de zoneamento agrícola de risco climático para a cultura do milho – 1a safra – nos estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Com participação de corpo técnico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Embrapa, o eventos é destinado a produtores rurais, consultores técnicos, gestores públicos, representantes de entidades de pesquisa e ensino, de bancos, de cooperativas e do setor privado.

Anúncio

A reunião contará ainda com a presença da chefe geral da Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ), Petula Ponciano, que fará a abertura. A metodologia do Zarc e os dados para as regiões serão apresentados pelo pesquisador Fernando Macena, da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF). 

Anúncio

“As reuniões de validação servirão para atualizar as datas de semeadura com menor risco climático para a cultura do milho, além de orientar os produtores para a escolha dos melhores tipos de solo quanto à capacidade de armazenamento de água e das variedades mais resilientes e adaptadas para cada região, contribuindo para a racionalização do crédito agrícola”, explica Macena.

As informações validadas servirão de base para relatórios que serão elaborados pelos pesquisadores da área de agroclimatologia da Embrapa e encaminhados ao Comitê Gestor do Zoneamento Agrícola de Risco Climático da Embrapa.

O comitê fornecerá as informações ao Mapa para que seja publicada uma portaria disciplinando o Zarc para o milho 1a safra nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

METODOLOGIA – Desenvolvido pela Embrapa e parceiros, o Zarc é um método aplicado no Brasil por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que proporciona a indicação de datas ou períodos de plantio/semeadura por cultura e por município, considerando as características do clima, o tipo de solo e ciclo de cultivares, de forma a evitar que adversidades climáticas coincidam com as fases mais sensíveis das culturas, minimizando as perdas agrícolas.

Esse instrumento possibilita aos bancos públicos e os programas federais de seguro agrícola a oferta de linhas de financiamento e contratos de seguro para o plantio pelos produtores. 

Acesso a programas governamentais

Para ter acesso ao Proagro, ao Proagro Mais e à subvenção federal ao prêmio do seguro rural, o produtor deve observar as recomendações desse pacote tecnológico. Além disso, alguns agentes financeiros já estão condicionando a concessão do crédito rural ao uso do zoneamento.

No Brasil, mais de 40 culturas já foram contempladas com o Zarc. A ferramenta é utilizada em apoio à tomada de decisão para o planejamento e a execução de atividades agrícolas, para políticas públicas e para a seguridade agrícola, as principais culturas agrícolas brasileiras já estão contempladas no zoneamento.

Para participar basta acessar o link da tranmissão: conferenciaweb.rnp.br/webconf/zarc

Fonte: Embrapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Empreendedores de especiarias capixabas fazem negócios durante Fruit Attraction

Empresas que produzem e comercializam o gengibre e a pimenta-do-reino no Espírito Santo ...

Sicoob é uma das três melhores instituições financeiras do país, diz ranking da Forbes

Foto: Reprodução/Sicoob Pelo segundo ano consecutivo, o Sicoob foi reconhecido como a terceira ...

Mercado Municipal de Cariacica está com 80% das obras concluídas

As obras do Mercado Municipal de Cariacica já alcançaram cerca de 80% de ...

Inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal Cafés Especiais Torrados terminam nesta terça (23)

Terminam até amanhã (23), as inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 ...

Projeto Caiman inaugura centro cultural que une biodiversidade e cultura

Fotos: Bernardo Bracony O Projeto Caiman, iniciativa de pesquisa e conservação das populações do ...