Revista Negócio Rural vence prêmio de jornalismo de Pernambuco

O cooperativismo conecta pessoas e também histórias. Que similaridade poderia haver entre as trajetórias de famílias de agricultores que cultivam produtos orgânicos em Estados tão distantes, como o Espírito Santo e Pernambuco – ainda que atuam em locais com características geográficas muito diferentes: uma no agreste pernambucano e a outra, na Região Serrana capixaba?

O jornalista Julio Huber, diretor de jornalismo da Revista Negócio Rural, conseguiu estabelecer esse vínculo de uma forma tão encantadora que foi o vencedor do Primeiro Prêmio de Jornalismo Cooperativista de Pernambuco, promovido pelo Sistema OCB/PE, na categoria Jornalismo Impresso/Digital, que abrange todos os conteúdos escritos nos formatos on-line e impresso.

Anúncio

Na reportagem, Julio Huber elegeu a agricultura orgânica como tema principal. Como mora na Região Serrana do Espírito Santo e conhece bem o agronegócio do Estado, e por ser diretor de veículos de comunicação voltados ao segmento, o jornalista viu no tema uma boa possibilidade de classificação.

Anúncio

PRODUÇÃO ORGÂNICA – A partir do tema determinado, saiu em busca da história nordestina que faria a conexão com a vida de famílias capixabas. Em sua reportagem “Orgânicos transformam vidas no sertão pernambucano e nas montanhas capixabas”, ele conta como produtores rurais de uma cooperativa do sertão pernambucano conseguiram driblar as condições climáticas da região para propiciar uma produção próspera e que está sendo comercializada em três Estados.

Por meio da Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar Orgânica Agroecológica (Coopcafa), os cooperados adquirem soluções para produzir frutas e produtos orgânicos por meio de fazendas agroecológicas e de comercializar os itens com condições vantajosas.

No Espírito Santo, Huber entrevistou associados à Cooperativa de Empreendedores Rurais de Domingos Martins (Coopram) que, além de cultivarem café e outros produtos de forma orgânica, também realizam a comercialização por meio de site e aplicativo, com entrega em domicílio.

PARCERIA COM O SICOOB – Outro ponto de confluência entre as duas histórias é a oferta de recursos para investir e para gerenciar os negócios no Sicoob. A instituição financeira cooperativa se firmou como grande parceiro do agronegócio tanto em Pernambuco quanto no Espírito Santo. No Estado capixaba, a carteira de crédito do Sicoob ES já ultrapassou R$ 1 bilhão.

“As duas realidades, mesmo distantes, são parecidas. Isso se dá principalmente pelo apoio das cooperativas – agrícolas e de crédito -, que existem no Espírito Santo e também em Pernambuco”, explica Julio Huber.

Essas histórias, contadas de forma bem abrangente na revista Negócio Rural, levaram ao primeiro lugar na categoria Jornalismo Impresso/Digital do prêmio. O anúncio dos vencedores foi realizado na última quinta-feira (30), em live transmitida pelo YouTube.

“A comunicação é o que existe de mais importante na vida das pessoas. Portanto, este prêmio é uma dádiva para a comunicação entre nós, do movimento cooperativista, uma forma de ampliar a divulgação da atuação positiva de nossas instituições para a sociedade”, ressaltou o presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira.

Fonte: Vera Caser Comunicação

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Espírito Santo aporta 8,5 milhões em ações de sustentabilidade da cafeicultura capixaba

Foto: Helio Filho Líder em diversidade e inovação, a cafeicultura capixaba impulsiona a ...

Conab coleta dados em usinas de cana-de-açúcar para levantamentos de safra

Foto: Julio Huber Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizam pesquisa junto ...

Conheça a maior colheitadeira produzida no Brasil

Maior máquina produzida no Brasil é destinada à colheita de grãos em grandes ...

Ceasa-ES recebe ação sobre rastreabilidade para fortalecer a segurança dos alimentos

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria ...

Vem aí a primeira frente fria do outono

Chuva acumulada de 20 a 24 de março de 2024 O outono começa ...