Saiba como fica o clima em junho nas áreas produtoras de café

Foto: Julio Huber

A colheita da safra de café ganhou maior ritmo no final de maio. Este ano, a colha dos grãos está enfrentando grandes desafios devido à pandemia da Covid-19, o que tem preocupado os agricultores. Neste momento, a prioridade é a colheita de café cereja, que deve ser mais acelerada para evitar que os grãos sequem.

Quanto à produção, se por um lado a bienalidade positiva do café arábica deixa os produtores animados, em algumas localidades a demora na maturação do fruto deixa preocupações. Como no último ano alguns produtores (principalmente os do Cerrado mineiro) sofreram com o atraso da chuva, a colheita está iniciando mais tarde. No entanto, a qualidade dos grãos não foi abalada, e o cafezal está com bons ramos para a safra de 2021 devido às chuvas.

Já em algumas outras localidades de Minas Gerais e São Paulo, os trabalhos estão mais adiantados. Nessas áreas, o clima este ano acelerou ligeiramente a maturação da safra, o que fez com que as lavouras ficassem prontas um pouco mais cedo.

FRIO EM JUNHO – O centro-sul do Brasil sentiu a entrada de duas fortes ondas de frio durante o mês de maio. Em junho, a incursão de várias massas de ar frio de origem polar também devem provocar quedas expressivas nas temperaturas. Apesar de o mês já ter começado com a passagem de uma frente fria, sua massa polar não foi forte o suficiente para provocar geada nas áreas de café.

Em São Paulo e no Paraná, devido à chuva do começo do mês, a colheita passou por paralisações momentâneas. Mas, na segunda quinzena de junho, o tempo seco deve predominar nessas áreas, e os trabalhos poderão seguir sem transtornos.

Com a passagem de algumas frentes frias e a entrada de massas de ar frio, há possibilidade de geada nas áreas produtoras destes dois estados. Por isso, os agricultores devem se manter sempre atentos à previsão do tempo. Em Minas Gerais e no Espírito Santo, a primeira quinzena do mês foi de pouca chuva. Além disso, não há risco de geada nas lavouras.

Fonte: Climatempo

Últimas notícias

CNC mantém trabalho para alavancar consumo global de café

O Conselho Nacional do Café (CNC) participa ativamente da Força-Tarefa Público-Privada do Café ...

Live da Favesu apresenta novidades para suinocultura

A organização da 6ª Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba (Favesu) iniciou, na ...

Crédito para custeio beneficia o planejamento no campo

A linha de crédito rural para custeio antecipado é uma importante ferramenta de ...

Preços de café batem recordes no mês de fevereiro no Espírito Santo

Os preços de café no Espírito Santo, em fevereiro deste ano, valorizaram em ...

Morre um dos mais importantes touros da raça Gir Leiteiro

Dragão TE morreu no dia 1º de março e deixa importante legado para ...