Seca faz prefeito de município do Espírito Santo decretar situação de emergência

Foto: Freepik

A estiagem que atinge o Espírito Santo já tem preocupado gestores públicos do Estado. Após o governo estadual decretar situação de alerta, com regras para o uso de água, agora foi a vez da prefeitura de Montanha, no extremo norte do Espírito Santo, decretar situação de emergência nas regiões afetadas pela severa estiagem por qual passa a cidade.

Anúncio

A decisão foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (26). “Existem três tipos de decreto: o de alerta, em nível 1; o de emergência, em nível 2, onde estamos enquadrados; e o de calamidade pública, em nível 3”, explica o prefeito André Sampaio.

Anúncio

“Com este decreto, nossos produtores rurais poderão renegociar dívidas com bancos, financeiras e instituições financeiras no geral. Eles estão amargando um triste prejuízo com suas lavouras por conta da seca, acumulando um prejuízo na margem dos R$ 200 milhões – calculados pelo Incaper”, complementa Sampaio.

Essa seca, sinal dos reflexos de alterações no clima que todo o planeta vem registrando, compromete imensamente a safra de 2024. “É preciso, portanto, estender a mão a esses diversos trabalhadores do campo – que são muitos em nossa cidade. Assim garantimos um respiro no caixa, e que eles aos poucos consigam voltar com seu trabalho tão digno”, diz o prefeito.

Há uma expectativa de que o governo estadual promova um programa de renegociação de dívidas de produtores rurais prejudicados pela perda da lavoura, ou concessão de crédito rural facilitado pelos bancos estaduais.

Fonte: LR Comunicação

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Consumo de café solúvel cresce 5,3% no trimestre

Setor vem em expansão desde 2016; avanço reflete investimentos em qualidade, diversidade, formação ...

ES+Café irá promover imersão no universo da cafeicultura capixaba

A Feira ES+Café irá promover uma verdadeira imersão no universo da cafeicultura capixaba ...

Projeto entrega novas barracas a feirantes de Vitória

Foto: Marcos Salles Entrega das novas barracas das Feiras Livre Os feirantes que ...

Como plantar mais café em espaço reduzido?

O pesquisador do Incaper, Paulo Sérgio Volpi, destacou que o jardim clonal superadensado ...

Parceria estratégica do Sistema OCB busca fortalecer cadeia de lácteos

Foto: Reprodução / Sistema OCB Unidade nacional se reuniu com Conselho dos Exportadores ...