Suplementos à base de óleos essenciais elevam a taxa de prenhez de vacas

Foto: Freepik

Uma propriedade pecuária com sucesso na reprodução não utiliza apenas genética de qualidade, mas também conta com vacas férteis – as grandes responsáveis pela boa gestação e produção dos bezerros. “Há dificuldade de obter alto índice de prenhez, mesmo com planejamento reprodutivo bem executado. É comum que o problema esteja nas fêmeas, que não emprenham por diferentes motivos, dificultando o processo de melhoramento genético e produtividade do rebanho”, explica o médico-veterinário Claudio Rodrigues, diretor técnico e comercial da Champion.

Anúncio

Essa condição em fêmeas pode ser causada pelo estresse oxidativo natural que afeta a ovulação e a fertilidade, além do desenvolvimento e implantação do embrião. “Em testes a campo com grupos de matrizes distintos, comprovamos que a combinação de alguns nutrientes, como óleos essenciais, vitaminas e minerais, tem o poder de assegurar uma melhor saúde reprodutiva das fêmeas, isso principalmente com seu o efeito antioxidante”, explica Rodrigues.

Anúncio

Para colaborar com o aumento na taxa de prenhez das fêmeas e o consequente sucesso reprodutivo dos projetos pecuários, a Champion desenvolveu, Bio Reprodução Animal, através do Dr. Mauricio Peixer, e com o Qualitas Melhoramento Genético, em nome do Dr. Leonardo Nishimoto, o IATF Boost, suplemento nutricional que melhora a condição ovariana e a fertilidade de vacas em reprodução, aumentando a taxa de prenhez do rebanho.

Para comprovar a eficácia do IATF Boost, a Champion promoveu teste a campo com 333 matrizes, divididas em dois grupos: o primeiro com vacas que não consumiram o suplemento e outro com matrizes suplementadas durante 60 dias. Na comparação entre os dois grupos, houve aumento de 16% na taxa de gestação das fêmeas que receberam IATF Boost. No teste, a taxa de prenhez saltou de 45% para 61% na comparação entre o lote que não consumiu o suplemento e o plantel suplementado com IATF Boost.

“Ficamos extremamente satisfeitos em colaborar com a evolução da pecuária. Ao lado da Bio Reprodução Animal e Qualitas Melhoramento Genético, desenvolvemos uma solução que contribui com o melhoramento genético de rebanhos em todo o país, otimizando a produtividade e a lucratividade do negócio”, finaliza o diretor da Champion.

Fonte: Texto Comunicação

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Feira de Agronegócios Cooabriel 2024 acontecerá em julho

O evento é considerado o maior do agro no estado do Espírito Santo ...

Café canéfora tem zoneamento de risco climático atualizado

Foto: Humberto Franco O Zarc delimita regiões e épocas de cultivo em classes ...

Senar-ES quer fortalecer o agro em Santa Leopoldina

Contribuir para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável no Espírito Santo ...

Ales vai promover sessão em homenagem às mulheres cooperativistas

Foto: Freepik Reunião acontece na próxima semana. Pauta foi proposta pela Comissão Permanente ...

Brasil produziu quase 900 mil toneladas de peixes de cultivo

A piscicultura venceu adversidades e cresceu 3,1% Em 2023 O Brasil produziu 887.029 ...