Temperaturas sobem em novembro e seca piora em estados do Sul e Sudeste

Foto: Julio Huber

Em novembro, houve piora na condição de seca relativa em partes de Minas Gerais, Goiás, Paraná e Santa Catarina, em comparação ao mês anterior, de acordo com levantamento do Monitor de Secas, divulgado nesta ontem (21) pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e instituições parceiras. São Paulo, que pelo primeiro mês figura no monitor, ingressa com seca extrema em parte de sua região Norte.

Entre as regiões, na Região Nordeste, com a ocorrência de chuvas, houve recuo na seca moderada nos Estados do Maranhão, Piauí, Pernambuco e Bahia. Também ocorreu recuo de seca fraca no Maranhão, Paraíba, Pernambuco e da Bahia.

Na Região Sudeste, a seca avançou em grande parte do território, devido às chuvas abaixo da normalidade e aumento nas temperaturas. Por outro lado, houve recuo da seca fraca em áreas do norte de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, onde as chuvas foram acima da média.

Na Região Sul, houve agravamento da seca nos três Estados em consequência de chuvas abaixo da média e aumento nas temperaturas. Nos demais Estados cobertos pelo Monitor, pode-se destacar o abrandamento da seca no norte do Tocantins, graças a aumento das chuvas. Também se destaca avanço da seca grave no leste do Mato Grosso do Sul e a intensificação da seca no oeste de Goiás, que passou de grave para extrema.

No Espírito Santo, houve expansão da área com seca fraca (S0) na porção sul do Estado, devido aos desvios negativos de precipitação. Os impactos são de curto prazo.

O Monitor de Secas é coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), com o apoio da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), e desenvolvido conjuntamente com diversas instituições estaduais e federais ligadas às áreas de clima e recursos hídricos, que atuam na autoria e validação dos mapas. Por meio da ferramenta é possível comparar a evolução das secas nos 19 estados e no Distrito Federal a cada mês vencido.

Fonte: Assessoria de comunicação/ANA

Últimas notícias

Organização insere mais de 265 milhões de novas árvores no Brasil

O ano de 2021 marca o início da Década da Restauração de Ecossistemas ...

Operação desarticula abate clandestino de suínos

Um abate clandestino de suínos foi desarticulado, na última quinta-feira (14), no município ...

Própolis contribui no tratamento de pacientes com Covid-19

Julio Huber Um estudo clínico que está em andamento pretende comprovar a eficácia ...

Apoio à agricultura familiar beneficia mais de 800 agricultores capixabas

A agricultura familiar no Espírito Santo teve um aporte de R$ 5 milhões ...

Contratos futuros do café se recuperam no mercado internacional

Com fundamentos inalterados, cotações seguem oscilando com base em fatores técnicos e no ...