Usinas doam 35 mil litros de álcool ao Espírito Santo para o combate ao coronavírus

Julio Huber

O Espírito Santo receberá, na próxima sexta-feira (26), 35 mil litros de etanol, para que sejam transformados em álcool em gel 70%. A iniciativa partiu das empresas associadas da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). Em todo o Brasil, serão doados um milhão de litros de álcool, que serão destinados ao combate ao coronavírus (Covid-19).

Anúncio

Seis estados demonstraram interesse e vão receber a doação por meio das secretarias de saúde: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina. O Espírito Santo será um dos primeiros a receberem o carregamento.

Anúncio

A Unica firmou parceria com a Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP) e o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) para distribuição de álcool 70 que será produzido por usinas voluntárias associadas.

No Espírito Santo, é a indústria química local que vai receber e processar esses produtos. “Elas vão fazer o processamento e o envazamento, colocando em embalagens menores. Daí as secretarias, com parceiros menores, fazem a distribuição”, explicou o presidente da Única, Evandro Gussi. Serão atendidos serviços públicos de saúde, como hospitais, unidades básicas de saúde, hospitais filantrópicos.

“O setor sucroenergético quer unir forças com os órgãos governamentais e a população para garantir que os profissionais de saúde, pacientes e familiares tenham os recursos necessários para atravessarem esse momento difícil”, disse, em nota, o presidente da Unica

A autorização para fazer o produto foi dada no último dia (19) pela Anvisa. No dia seguinte já foram iniciados os estudos onde a produção ocorrerá, em que circunstâncias, além da elaboração dos mapas logísticos.

Segundo Gussi, as autoridades de saúde dos estados disseram que o produto vai chegar no momento perfeito entre o fim dos estoques que eles ainda têm e a chegada desse estoque novo.

O presidente da Unica ressaltou a união necessária que o Brasil deve ter para enfrentar o atual momento que o país atravessa. “São 19 horas de trabalho diário do nosso time aqui. Mas a gente está feliz. Nossas associadas entendem que esse é um dever cívico que nos dá forças para trabalhar pelo Brasil”.

As empresas associadas ao Sindicom doarão o óleo diesel necessário para o transporte, enquanto os membros da ABTLP farão o deslocamento do material em veículos próprios. A operação não terá custos para os cofres públicos.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Afinal, bacalhau é peixe ou não é?

Tipos, dessalga e receitas: aprenda sobre o preparo do bacalhau na cozinha, além ...

Desfiadeiras falam sobre a época mais agitada do ano na Ilha das Caieiras

Fotos: Bárbara Bueno Sá Esta é, sem dúvidas, a época com uma das ...

Alunos do Ifes participam de aula técnica sobre CAR e PRA-ES no Idaf

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) participaram, nesta ...

Senar lança aplicativo para levar conhecimento aos produtores

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural lançou, na quarta (27), o aplicativo “Senar ...

Sistema OCB apresenta propostas para o Plano Safra 2024/25

Ministro Carlos Fávaro defende o cooperativismo como meio para o desenvolvimento nacional A ...