Flor do café conilon pode virar chá e abrir novo mercado para produtores

Foto: Julio Huber

Uma pesquisa inovadora revela que as flores do café conilon (Coffea canephora) têm potencial para serem utilizadas na produção de chás aromáticos e saudáveis. O estudo foi conduzido pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade do Porto (Portugal), envolvendo o Centro Universitário do Norte do Espírito Santo (Ceunes/Ufes), em São Mateus.

Anúncio

Os pesquisadores identificaram compostos bioativos importantes nas flores do conilon, incluindo ácidos fenólicos, ácido clorogênico, cafeína e trigonelina – substâncias reconhecidas por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. A análise foi feita com flores de seis genótipos de conilon cultivados em Nova Venécia, no norte capixaba.

As infusões foram submetidas a testes sensoriais com especialistas do Brasil e dos Estados Unidos. Foram identificados 85 compostos orgânicos voláteis, que conferem ao chá aromas e sabores como floral, jasmim, flor-de-laranjeira, herbal e doce. O resultado surpreendeu pela riqueza sensorial e pelo potencial de mercado.

Anúncio

Segundo os pesquisadores, ainda são necessários novos estudos para selecionar os melhores genótipos, otimizar os processos e avaliar a viabilidade econômica. No entanto, o caminho está aberto para um novo uso das flores de café, que pode beneficiar produtores, diversificar a produção e agregar valor ao setor cafeeiro.

O chá de flor de conilon pode ainda se tornar um aliado no desenvolvimento sustentável, promovendo o aproveitamento integral da planta, gerando renda no campo e criando uma nova experiência sensorial para consumidores do mundo todo.

Fonte: Ufes

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Espírito Santo cria mostra para aproximar produtores de conilon especial e compradores

Foto: Seqg O Espírito Santo vai sediar a primeira edição da Mostra de ...

Feira de agronegócios reúne mais de 100 expositores no Espírito Santo

Foto: Divulgação/Cooabriel A partir desta quarta-feira (23), São Gabriel da Palha recebe a ...

El Niño deve intensificar seca e elevar risco de incêndios no Espírito Santo

Fotos: Rodrigo Zaca/Governo-ES O Espírito Santo entrou em estado de atenção para os ...

Espírito Santo projeta R$ 10 bilhões em financiamentos para o campo

Foto: Freepik O Espírito Santo pretende disponibilizar R$ 10 bilhões em crédito rural ...

Espírito Santo transforma liderança no conilon em motor da economia capixaba

Foto: Incaper O Espírito Santo mantém a liderança nacional na produção de café ...