Jardim Botânico da Ufes preserva espécies ameaçadas e promove educação ambiental

Foto: Divulgação / Ufes

O Jardim Botânico Palmarum, localizado no campus da Ufes em São Mateus (ES), é referência em preservação ambiental e educação ecológica no norte capixaba. Com cerca de 3 mil plantas catalogadas, o espaço cultiva mudas nativas da restinga e de espécies ameaçadas de extinção, como a imponente Dinizia jueirana-facão, árvore de 40 metros descoberta em Linhares e antes conhecida apenas na Amazônia.

Anúncio

Em parceria com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), o jardim mantém um Pomar de Sementes voltado à produção de mudas de 12 espécies consideradas de alto risco. As plantas são utilizadas em projetos de restauração ambiental e também distribuídas para outros jardins botânicos que desenvolvem ações semelhantes.

Além disso, o Palmarum abriga estruturas como o Bromeliário Dario Martim, com exemplares recolhidos em estudos de campo ou doados pela comunidade, e o Jardim de Pedra, que simula ecossistemas rochosos típicos do Espírito Santo.

Anúncio

O espaço também atua como polo de educação ambiental, recebendo escolas e grupos interessados em conhecer a biodiversidade local. Durante as visitas guiadas, alunos entram em contato com espécies emblemáticas da flora capixaba e aprendem sobre a importância da conservação dos ecossistemas do norte do Estado.

📌 Visitação
As visitas podem ser agendadas gratuitamente pelo site: jardimbotanicopalmarum.ufes.br

Fonte: Ufes

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Festival movimenta Guarapari e coloca Setiba no mapa da gastronomia capixaba

"SARDA cavala" , do Bar do Chico, é um dos pratos que poderão ...

Calor intenso e pancadas de chuva marcam a última semana do verão no Espírito Santo

Foto: INMET O Espírito Santo está entre as áreas de atenção nesta reta ...

Como a rastreabilidade de alimentos está mudando o que chega à sua mesa

Foto: Freepik Saber de onde vem o alimento que consumimos deixou de ser ...

Planta carnívora rara reaparece após décadas e acende alerta de extinção no Brasil

Foto: Francisco Souza Uma descoberta no interior do Nordeste brasileiro está chamando a ...

Festival do Azeite Nostra Oliva entra no último fim de semana com colheita e degustação de azeite recém extraído

Fonte: Olivas de Gramado O último fim de semana de programação do Festival ...