Viana avança na produção de alimentos orgânicos com apoio de instituições parceiras
Foto: Divulgação/PMV

Viana segue firme na missão de se tornar referência na produção de alimentos saudáveis e sustentáveis no Espírito Santo. Um novo passo foi dado com a realização de uma reunião estratégica do Pacto Ecológico Capixaba, na última sexta-feira (11), no Sítio Dois Irmãos, em Jucuruaba. O encontro reuniu produtores rurais e representantes de instituições parceiras em defesa da agroecologia e de uma agricultura livre de agrotóxicos.
Anúncio
Participaram da reunião a Prefeitura de Viana, o Ministério Público do Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), o Incaper, o Ifes, o Ministério da Agricultura (Mapa) e o Sebrae/ES. A proposta do pacto é construir, de forma coletiva, uma nova agenda para o campo: baseada em sistemas agroecológicos, com foco na valorização da agricultura familiar e na oferta de alimentos mais saudáveis à população.
A iniciativa oferece aos agricultores um plano de formação contínua, com cursos, oficinas, consultorias, visitas técnicas e apoio direto da Prefeitura. Quem adere ao pacto tem acesso gratuito a assistência técnica, horas-máquina para arado, incentivo à compostagem e apoio à comercialização, inclusive por meio de compras públicas que valorizam produtos com maior valor agregado.
Anúncio
Com esse movimento interinstitucional inédito no Estado, Viana quer se consolidar como Capital Capixaba da Alimentação Orgânica e Agroecológica. Mais que um título, a meta é fortalecer a produção local, proteger o meio ambiente e promover saúde e qualidade de vida para toda a população.
Fonte: Prefeitura de Viana
Anúncio
Anúncio