Programa Saúde no Campo leva atendimento e qualidade de vida a famílias rurais do Espírito Santo

Foto: Divulgação/Senar-ES


Na última terça-feira (24) tiveram início as visitas do programa Saúde no Campo em municípios do Sul do Espírito Santo. As primeiras cidades contempladas foram Vargem Alta, Guaçuí, Alegre, Jerônimo Monteiro e São José do Calçado. A iniciativa busca levar mais saúde aos produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-ES, trabalhadores rurais e suas famílias.

Criado pelo Sistema CNA/Senar, o programa une visitas domiciliares rurais e o atendimento remoto do Telessaúde no Campo. De acordo com a analista técnica do Senar-ES, Munik Muniz, o objetivo vai além da assistência: é também promover mudança de atitude, qualidade de vida e fortalecimento da comunidade rural.

O Saúde no Campo segue cinco diretrizes principais: mapeamento da saúde familiar, planejamento individual, execução das ações, atividades integrativas e análise dos resultados. Na primeira etapa, técnicos de saúde rural visitam as famílias, analisam histórico médico, condições individuais e estilo de vida. Em seguida, a supervisão técnica traça estratégias personalizadas para cada família.

Na execução, as prioridades são as famílias em maior situação de risco. Novas visitas são realizadas e, quando necessário, os produtores são encaminhados para acompanhamento especializado. Já as ações integrativas acontecem em parceria com sindicatos rurais e entidades da saúde, oferecendo atendimentos voltados às regiões mais necessitadas.

Ao final de cada ciclo, os resultados são avaliados, considerando as metas estabelecidas e o impacto real nas comunidades. Trabalhando prevenção, diagnóstico precoce e promoção da saúde, o programa chega para fortalecer o cuidado no meio rural e ampliar o bem-estar das famílias capixabas.

Fonte: Senar-ES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Governo do ES garante crédito tributário para cooperativas nas vendas interestaduais de café conilon

Foto: Izamara Belo Uma parceria firmada entre o Sistema OCB/ES e o Governo ...

Fiscalização apreende pimenta-do-reino e café irregulares no Espírito Santo

Uma ação de fiscalização móvel da Secretaria da Fazenda do Espírito Santo, por ...

Complexo Turístico Fazenda Santa Maria avança em Muniz Freire e abre oportunidades para investidores

O Complexo Turístico, Ambiental e Cultural Fazenda Santa Maria, em Muniz Freire, entra ...

Treinamento capacita frigoríficos do ES para manejo pré-abate e abate humanitário

Entre os dias 19 e 22 de janeiro de 2026, o Sindicato das ...

Estudo revela impacto de nematoides na sustentabilidade da pimenta-do-reino

Foto: Inorbert Melo Raiz de pimenteira do reino infectada por nematoide das galhas ...