Revista Negócio Rural é finalista em seis categorias do do 18° Prêmio de Jornalismo Cooperativista

Bruno Caetano

A Revista Negócio Rural é destaque entre os finalistas do 18º Prêmio de Jornalismo Cooperativista (PJC), uma das principais premiações do jornalismo no Espírito Santo. O veículo concorre em seis categorias, com nove trabalhos assinados pelos jornalistas Bruno Pinheiro Faustino e Julio Cezar Huber, que figuram entre os mais indicados desta edição.

Anúncio

A lista completa de finalistas foi divulgada na última sexta-feira (24) pelo Sistema OCB/ES, organizador do prêmio. No total, 40 trabalhos de jornalistas capixabas seguem para a etapa final, divididos em oito categorias, entre elas Telejornalismo, Jornalismo Impresso, Fotojornalismo, Radiojornalismo e Ano Coop — esta última criada em celebração ao Ano Internacional das Cooperativas, reconhecido pela ONU e celebrado em 2025.

Foram inscritos 135 trabalhos nesta edição, avaliados por três jurados técnicos em cada categoria, com base nos critérios de relevância da abordagem do cooperativismo, criatividade, qualidade técnica e esforço de reportagem. Os vencedores serão conhecidos em 7 de novembro.

Anúncio

O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, ressaltou o papel da imprensa na valorização do cooperativismo. “Temos o desafio de mostrar para as pessoas o impacto econômico e social das cooperativas em nosso estado, e a imprensa faz isso com maestria”, destacou.

RECONHECIMENTO – Para o jornalista Bruno Faustino, o reconhecimento é resultado de um trabalho feito com dedicação e propósito. “Fiquei muito feliz com a notícia das reportagens finalistas do Prêmio de Jornalismo Cooperativista. Isso mostra dedicação, cuidado, carinho e verdade. É isso que a gente tenta passar todos os dias no nosso programa e na nossa vida. Muito feliz mesmo. Obrigado por acreditarem no nosso projeto, e que esta seja uma das muitas boas notícias que ainda estão por vir. Agora é torcer!”, disse ele, finalista com seis trabalhos.

O jornalista Julio Huber também comemorou a conquista. “Estou muito feliz por ser finalista em três categorias. Os três conteúdos são focados no agro, setor pelo qual sou apaixonado e tenho prazer em contar as histórias e os bons exemplos. Obrigado à OCB por valorizar os jornalistas capixabas que mostram a força do cooperativismo no Espírito Santo”, afirmou. Julio concorre com três conteúdos finalistas.

VOTO POPULAR – Dos 40 trabalhos finalistas, 35 concorrem ao Voto Popular, que acontecerá entre hoje (27) e 2 de novembro. A categoria Ano Coop não participa dessa etapa por seu caráter especial. O público poderá votar acessando a página oficial do prêmio, https://www.premiodejornalismo.coop.br/finalistas, escolhendo seu trabalho favorito e confirmando o voto via SMS ou WhatsApp. Cada pessoa poderá votar uma vez a cada 24 horas, e a votação será válida apenas para números nacionais.

Os vencedores serão anunciados no dia 7 de novembro, durante a cerimônia do 18º Prêmio de Jornalismo Cooperativista, que promete reunir profissionais, cooperativistas e representantes do setor para celebrar o jornalismo de qualidade e o cooperativismo capixaba.

Trabalhos finalistas da Revista Negócio Rural

Ano Coop

Um ano para celebrar o cooperativismo – Bruno Pinheiro Faustino
Cooperativas: CAFC, Cooperfruit, Coopram e Selita

Fotojornalismo

Tesouros do Caparaó – Júlio Huber
Cooperativa: Coocafé

Jornalismo Impresso

O Brasil em uma xícara: a história que o café conta! Bruno Pinheiro Faustino
Cooperativas: Coocafé e Nater Coop

Tesouros do Caparaó – Julio Huber
Cooperativas: Coocafé e Sicoob ES

Radiojornalismo

Os sonhos são possíveis – Bruno Pinheiro Faustino
Cooperativa: Sicredi

Telejornalismo

A história de quem planta sonhos e colhe futuro no Espírito Santo – Bruno Pinheiro Faustino
Cooperativa: Cooperfruit

Do campo à escola: como o cooperativismo capixaba alimenta estudantes em São Paulo – Bruno Pinheiro Faustino
Cooperativas: CAFC, Cooperfruit e Coopram

Educar também é cooperar – Bruno Pinheiro Faustino
Cooperativa: CEL

Webjornalismo

Regenerar é semear o amanhã – Julio Huber
Cooperativas: Cafesul, Cooabriel, Nater Coop e Sicoob ES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Fiscalização apreende pimenta-do-reino e café irregulares no Espírito Santo

Uma ação de fiscalização móvel da Secretaria da Fazenda do Espírito Santo, por ...

Complexo Turístico Fazenda Santa Maria avança em Muniz Freire e abre oportunidades para investidores

O Complexo Turístico, Ambiental e Cultural Fazenda Santa Maria, em Muniz Freire, entra ...

Treinamento capacita frigoríficos do ES para manejo pré-abate e abate humanitário

Entre os dias 19 e 22 de janeiro de 2026, o Sindicato das ...

Estudo revela impacto de nematoides na sustentabilidade da pimenta-do-reino

Foto: Inorbert Melo Raiz de pimenteira do reino infectada por nematoide das galhas ...

SIF garante segurança dos alimentos e impulsiona exportações da agropecuária brasileira

Muito antes de um produto de origem animal chegar à mesa do consumidor ...