II Encontro Pesca & Prosa reúne ciência e tradição pesqueira em Goiabeiras

Foto: Freepik

O campus de Goiabeiras recebe, nos dias 27 e 28, o II Encontro Pesca & Prosa, evento que promove a integração entre ciência, conservação ambiental e o saber tradicional das comunidades pesqueiras do Espírito Santo. A programação acontece no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análises de Petróleos (Labpetro) e conta com inscrições gratuitas, disponíveis no link oficial do evento.

Anúncio

O encontro tem como objetivo apresentar iniciativas de conservação que incluem pescadores como protagonistas, fortalecendo a relação entre universidades, pesquisadores, estudantes e comunidades tradicionais. A proposta é ampliar o diálogo sobre sustentabilidade, gestão pesqueira e valorização cultural.

Entre os principais assuntos abordados estão:

Anúncio

  • economia da pesca no Espírito Santo;
  • participação dos pescadores em projetos de conservação;
  • regulação e desafios da pesca artesanal em unidades de conservação;
  • políticas públicas para o setor pesqueiro;
  • história e vivência da pesca ao longo do tempo;
  • licenciamento ambiental.

A organização destaca que o encontro busca integrar conhecimento científico e saber tradicional para fortalecer o desenvolvimento socioeconômico e ambiental das comunidades pesqueiras capixabas.

A agenda inclui palestras, mesas-redondas, oficinas, exposição de trabalhos e um concurso de fotografia aberto a todos os participantes.

As fotos devem ser enviadas até o dia 26, para o e-mail [email protected], com as seguintes informações:

As imagens devem estar relacionadas ao tema da pesca e podem retratar ambientes marinhos, estuarinos, fluviais ou cenas do cotidiano da pesca artesanal. Os três primeiros colocados serão premiados.

O evento é uma realização do Projeto de Monitoramento e Caracterização Socioeconômica da Atividade Pesqueira do Rio Doce e Litoral do Espírito Santo (PMAP), vinculado ao Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes). A iniciativa conta com apoio da Fapes, da Fest, da Petrobrás e de outras instituições parceiras.

Fonte: Ufes

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Operação apreende mais de 1 tonelada de agrotóxicos irregulares e interdita fábrica de fertilizantes

Foto: Mapa Uma operação de fiscalização realizada na última quarta-feira (11) resultou na ...

Café ganha data internacional reconhecida pela ONU

Foto: Freepik A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas aprovou, em 10 ...

Agricultores familiares terão acesso a cursos de qualificação voltados às compras públicas

Foto: Freepik Agricultores familiares e pessoas vinculadas a políticas públicas voltadas ao setor ...

Mais blocos de rocha se desprendem de montanha no interior do Espírito Santo

Foto: Defesa Civil de Afonso Cláudio Novos desprendimentos de rochas foram registrados na ...

Aquecimento do oceano já altera recifes no Espírito Santo e preocupa pesquisadores da Ufes

Foto: PELD-HCES Pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo identificaram mudanças significativas nos ...