Primeira embarcação pesqueira é certificada para exportar para União Europeia

Foi habilitada também embarcação para fornecer matéria-prima para processamento de produtos da pesca ao mercado nacional e externo

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Aquicultura e Pesca, habilitou a primeira embarcação para participar da cadeia de produtos de pesca para exportação à União Europeia. A embarcação Delfim, do Rio Grande do Sul, recebe a certificação após atender todos os critérios estabelecidos pela Instrução Normativa nº 57, de 31 de outubro de 2019.

“A efetivação deste processo consiste em um importante passo da SAP/MAPA no atendimento às recomendações da autoridade sanitária da Comunidade Europeia, para adequação da etapa primária da cadeia produtiva, visando a reabertura de exportações de produtos da pesca a este bloco econômico”, destaca a secretaria.

Anúncio

Foi emitida também a certificação para a embarcação pesqueira Yago F, de Santa Catarina, por atender aos critérios e requisitos de boas práticas higiênico-sanitárias a bordo previstos na Portaria SAP-MAPA nº 310, de 24 de dezembro de 2020.

Desta forma, a embarcação pode fornecer matéria-prima para processamento de produtos da pesca destinados ao mercado nacional e internacional, com exceção da União Europeia.

Anúncio

Armadores, empresas pesqueiras e interessados em certificar suas embarcações pesqueiras de produção primária para oferta de produtos à União Europeia e demais mercados podem obter informações sobre os procedimentos de certificação nos links abaixo:

União Europeia: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/aquicultura-e-pesca/pesca/exportacoes-de-pescado-para-uniao-europeia

Mercado nacional e internacional (Exceto UE): https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/aquicultura-e-pesca/pesca/controle-sanitario-embarcacoes

Fonte: Mapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Governo flexibiliza certificação de armazéns para ampliar capacidade no campo

Foto: Freepik A sanção da Lei nº 15.429/2026 pelo presidente Luiz Inácio Lula ...

Pecuária leiteira capixaba aposta em tecnologia para reduzir emissões e aumentar sustentabilidade

Foto: Divulgação/Incaper A busca por uma produção de leite mais sustentável tem levado ...

Citricultura movimenta quase R$ 150 milhões e fortalece agricultura em 62 municípios capixabas

Foto: Freepik Celebrado em 8 de junho, o Dia do Citricultor destaca a ...

O agroturismo que transforma o campo e inspira o Brasil

O agroturismo que transforma o campo e inspira o Brasil O que começou ...

Brasil busca acordo com União Europeia para evitar impacto nas exportações de carne

Foto: Freepik O governo brasileiro intensificou as negociações com a União Europeia após ...