Ações para desenvolvimento rural capixaba são reunidas em documento

Os dados apresentam diagnósticos e planejamento de estratégias que abrangem 77 municípios do Estado

Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater) foi divulgado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) nesta semana. O documento apresenta diagnósticos municipais, informações técnicas e demandas oriundas das comunidades rurais, abordando estratégias e planos de atuação como um balizador de ações para o desenvolvimento rural em todo o Espírito Santo. A elaboração do Proater é realizada pelo Incaper com o intuito de promover a produção sustentável, agregação de valor, geração de renda, organização social, diversificação agropecuária, inclusão social e manejo sustentável dos recursos naturais.

O Proater é realizado periodicamente e abrange 77 municípios do Estado, com exceção da capital, Vitória. Para a elaboração do Programa, foram realizadas diversas reuniões, oficinas e consultas entre agricultores, lideranças, gestores públicos e técnicos, chegando a mais de dois mil participantes. O diretor-presidente do Incaper, Antônio Machado, destacou a importância dos dados disponibilizados pelo Proater. 

“Podemos dizer que esse documento é uma ‘bíblia’ para os municípios em tudo que engloba a agropecuária. São dados que servem como base para o desenvolvimento de ações que podem contribuir muito para a economia, neste delicado ano que vamos enfrentar. Devemos unir esforços entre nossos técnicos nos escritórios e também para que esse conteúdo de grande riqueza chegue até nossas instituições parceiras em todas as cidades do Estado”, destacou Machado. 

“Essa ferramenta é fundamental para que o Governo do Estado e o sistema agrícola possam direcionar ações estratégicas de planejamento, integrando a pesquisa, assistência técnica e extensão rural. Vamos focar no levantamento das principais demandas para que a agricultura capixaba continue se desenvolvendo, gerando renda e promovendo a produção cada vez mais sustentável”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto.

A gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Incaper, Jaqueline Sanz, descreveu o Proater como um instrumento que pode nortear planos para o desenvolvimento rural em todo o Estado. “O diagnóstico foi feito com a participação de diversos representantes da sociedade. Nós ouvimos as demandas, entendemos as necessidades, coletamos dados, passamos por reflexões técnicas de pesquisadores e extensionistas e agora apresentamos o documento, a fim de que essas informações sirvam para a construção de ações em conjunto que visam, principalmente, à melhoria do trabalho no campo”, enfatizou a gerente da Ater. 

A extensionista do Incaper Vera Lúcia Martins evidenciou que o Proater é uma ferramenta importante de integração entre pesquisa, Ater e a agricultura familiar. “Nosso planejamento interno deriva em grande parte das potencialidades e problemas apresentados pelos agricultores e suas representações. A pesquisa e a Ater do Incaper se identificam com as demandas apresentadas e isso reflete sobre todo o processo de diagnóstico e planejamento institucional”, complementa.

Para o diretor administrativo do Incaper, Cleber Guerra, o conteúdo do Proater reforça a importância do Instituto em exercer o protagonismo nos municípios. “A riqueza desses dados demonstra um trabalho aprimorado, voltado para o desenvolvimento. É um documento valioso que destaca ainda mais a importância do Incaper”, descreveu Guerra. 

DESENVOLVIMENTO – O processo de construção do Proater é participativo e derivado de oficinas de Diagnóstico Rápido Participativo (DRP), promovidas por servidores dos Escritórios Locais de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Incaper. Os diagnósticos foram realizados em diversas comunidades rurais de todo o Estado em conjunto com organizações sociais como associações e conselhos municipais. O DRP também permite às comunidades fazerum autogerenciamento do planejamento, a partir de reflexões e sugestões de melhorias para o meio rural. 

Os dados apresentados no Proater foram obtidos pelo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2016. 

Confira os detalhes de cada município do Espírito Santo no mapa do Proater.

Fonte: Incaper

Últimas notícias

Mapa descarta mais de 41 mil garrafas de azeite de oliva adulterado

Análises laboratoriais constataram presença de óleo de soja, corantes e aromatizantes nos produtos ...

Crédito rural transforma vida de agricultores familiares no Estado

Agricultor Rogério Kruger em sua lavoura de inhame em Santa Leopoldina O preparo ...

Cientistas usam drones com câmeras inclinadas para monitorar gado no pasto

Imagens oblíquas  e tecnologias de aprendizado profundo (deep learning), como as redes neurais computacionais, ...

Conab atualiza ferramenta de pesquisa dos preços diários do mercado de hortifrutis

Desde a última quarta-feira (20), ficou mais fácil realizar a pesquisa de dados ...

Nova lei permite a produtor rural requerer recuperação judicial

Entrou em vigor ontem (24), após alguns vetos presidenciais, a Lei 14.112/2020, que ...