Ações para desenvolvimento rural capixaba são reunidas em documento

Os dados apresentam diagnósticos e planejamento de estratégias que abrangem 77 municípios do Estado

Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater) foi divulgado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) nesta semana. O documento apresenta diagnósticos municipais, informações técnicas e demandas oriundas das comunidades rurais, abordando estratégias e planos de atuação como um balizador de ações para o desenvolvimento rural em todo o Espírito Santo. A elaboração do Proater é realizada pelo Incaper com o intuito de promover a produção sustentável, agregação de valor, geração de renda, organização social, diversificação agropecuária, inclusão social e manejo sustentável dos recursos naturais.

O Proater é realizado periodicamente e abrange 77 municípios do Estado, com exceção da capital, Vitória. Para a elaboração do Programa, foram realizadas diversas reuniões, oficinas e consultas entre agricultores, lideranças, gestores públicos e técnicos, chegando a mais de dois mil participantes. O diretor-presidente do Incaper, Antônio Machado, destacou a importância dos dados disponibilizados pelo Proater. 

“Podemos dizer que esse documento é uma ‘bíblia’ para os municípios em tudo que engloba a agropecuária. São dados que servem como base para o desenvolvimento de ações que podem contribuir muito para a economia, neste delicado ano que vamos enfrentar. Devemos unir esforços entre nossos técnicos nos escritórios e também para que esse conteúdo de grande riqueza chegue até nossas instituições parceiras em todas as cidades do Estado”, destacou Machado. 

“Essa ferramenta é fundamental para que o Governo do Estado e o sistema agrícola possam direcionar ações estratégicas de planejamento, integrando a pesquisa, assistência técnica e extensão rural. Vamos focar no levantamento das principais demandas para que a agricultura capixaba continue se desenvolvendo, gerando renda e promovendo a produção cada vez mais sustentável”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto.

A gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Incaper, Jaqueline Sanz, descreveu o Proater como um instrumento que pode nortear planos para o desenvolvimento rural em todo o Estado. “O diagnóstico foi feito com a participação de diversos representantes da sociedade. Nós ouvimos as demandas, entendemos as necessidades, coletamos dados, passamos por reflexões técnicas de pesquisadores e extensionistas e agora apresentamos o documento, a fim de que essas informações sirvam para a construção de ações em conjunto que visam, principalmente, à melhoria do trabalho no campo”, enfatizou a gerente da Ater. 

A extensionista do Incaper Vera Lúcia Martins evidenciou que o Proater é uma ferramenta importante de integração entre pesquisa, Ater e a agricultura familiar. “Nosso planejamento interno deriva em grande parte das potencialidades e problemas apresentados pelos agricultores e suas representações. A pesquisa e a Ater do Incaper se identificam com as demandas apresentadas e isso reflete sobre todo o processo de diagnóstico e planejamento institucional”, complementa.

Para o diretor administrativo do Incaper, Cleber Guerra, o conteúdo do Proater reforça a importância do Instituto em exercer o protagonismo nos municípios. “A riqueza desses dados demonstra um trabalho aprimorado, voltado para o desenvolvimento. É um documento valioso que destaca ainda mais a importância do Incaper”, descreveu Guerra. 

DESENVOLVIMENTO – O processo de construção do Proater é participativo e derivado de oficinas de Diagnóstico Rápido Participativo (DRP), promovidas por servidores dos Escritórios Locais de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Incaper. Os diagnósticos foram realizados em diversas comunidades rurais de todo o Estado em conjunto com organizações sociais como associações e conselhos municipais. O DRP também permite às comunidades fazerum autogerenciamento do planejamento, a partir de reflexões e sugestões de melhorias para o meio rural. 

Os dados apresentados no Proater foram obtidos pelo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2016. 

Confira os detalhes de cada município do Espírito Santo no mapa do Proater.

Fonte: Incaper

Últimas notícias

Definidas condições para liberação de linha de crédito para cafeicultores atingidos por geadas

O Voto será submetido ao Conselho Monetário Nacional, para em seguida disponibilizar essa ...

Congresso das Mulheres do Agronegócio terá debate sobre “Bioeconomia” e a relação entre o progresso econômico e o meio-ambiente

Mesa-redonda reunirá representantes de diferentes elos da cadeia produtiva para discutir os melhores ...

Exportações do agronegócio batem recorde para setembro, com US$ 10,1 bilhões

O complexo soja e as carnes foram destaques nas exportações do mês, registrando ...

Lançadas as primeiras variedades de batata coloridas do Brasil

Chegam ao mercado nacional as primeiras variedades de batata coloridas desenvolvidas no Brasil ...

Cooperativa lança plataforma com o maior acervo digital do agro

A Cooperativa de Produtores Rurais (Coopercitrus) coloca no ar hoje (15), a maior ...