Agroturismo de Venda Nova do Imigrante está entre os oito roteiros no Projeto Experiências do Brasil Rural

O Circuito de Agroturismo de Venda Nova do Imigrante, nas Montanhas do Espírito Santo, foi um dos oito circuitos classificados no edital do “Projeto Experiências do Brasil Rural”, organizado pelos Ministérios do Turismo (MTur) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), junto à Universidade Federal Fluminense (UFF).

O projeto tem como objetivo apoiar e promover o turismo em áreas rurais do país. De um total de 52 propostas de todo o Brasil, que priorizavam quatro cadeias produtivas (queijo, vinho, cerveja e frutos da Amazônia), apenas oito projetos foram selecionados.

O município foi proponente e contemplado com o roteiro “Agroturismo”, uma ação realizada em conjunto pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Artesanato e pela Secretaria Municipal de Agricultura, com o apoio do Agrotur e do Convention Montanhas Capixabas. O roteiro de Venda Nova envolve 39 empreendimentos turísticos.

De acordo com a secretária municipal de Turismo, Cultura e Artesanto, Carla Caliman, o projeto prevê a qualificação do roteiro e empreendimentos, trazendo ações de promoção e apoio à comercialização. “O projeto trará muita visibilidade não só para o município, mas para a região e o Estado do Espírito Santo. É uma forma de impulsionar os nossos produtos, serviços de agricultura familiar, agroturismo e do turismo como um todo”, destaca.

As atividades de desenvolvimento do projeto serão realizadas de forma on-line. Nesta quinta-feira (27), servidores da Prefeitura participam de uma reunião para início das atividades que serão desenvolvidas nos próximos meses.

Os projetos selecionados contarão com apoio técnico para estruturação dos destinos e empreendimentos, bem como a comercialização de produtos e serviços. Também estão previstas capacitações de empresários, empreendedores e produtores rurais para a criação ou aprimoramento de roteiros e experiências.

O município de Venda Nova do Imigrante, premiado pelo Ministério do Turismo devido ao seu pioneirismo no setor, em 2006, recebeu o título de Capital Nacional do Agroturismo. Localizado a 104 quilômetros da capital, Vitória, integra a região turística Montanhas Capixabas.

AGROTURISMO CAPIXABA – O agroturismo do Espírito Santo é muito diversificado. Oferece uma grande variedade de produtos tais como geleias, doces, biscoitos, pães, café, fubá, socol, queijo, ricota, iogurte, vinhos, licores, cachaças, artesanato e bordados e está espalhado em todo nosso território. Além disso, a qualidade da produção se reflete na conquista de algumas Indicações Geográficas (IGs), como para o socol, cacau em amêndoas, inhame e cafés.

A Região das Montanhas Capixabas é referência nacional no desenvolvimento do agroturismo, com destaque para Venda Nova do Imigrante. O agroturismo das montanhas capixabas oferece infraestrutura com casas de chá e café colonial, trilhas ecológicas e passeios a cavalo. Além do contato com o campo e o acesso a produtos caseiros, o visitante pode participar de colheitas e presenciar o processamento dos produtos, revivendo a tradição dos imigrantes.

Últimas notícias

Cooperativas capixabas podem usar Funsaf para modernização da produção agrícola

A economia colaborativa é realidade no Espírito Santo há anos. No mundo agropecuário, ...

Recuperação de nascentes beneficia comunidade rural

Uma parceria firmada entre Emater-MG, prefeitura, Copasa e produtores rurais permitiu a criação ...

Faculdade CNA está com inscrições abertas para o vestibular

A Faculdade CNA está com inscrições abertas até o dia 23 de fevereiro ...

Inscrições para coordenação de pesquisa sobre peixes começam na segunda-feira (24)

As inscrições para a seleção de coordenador de projeto de pesquisa do Instituto ...

Venda Nova do Imigrante é destaque em projeto de qualificação do turismo rural

A rota de Agroturismo em Venda Nova do Imigrante foi validado pelo Ministério ...