AgTech Garage anuncia startups selecionadas no Intensive Connection 2022

O programa Intensive Connection Latam, realizado em parceria entre o AgTech Garage — maior hub de inovação especializado no agronegócio na América Latina — e sete empresas líderes em seus segmentos e com atividades ligadas ao agronegócio, anunciam as 13 startups que farão parte de uma jornada de cooperação de alto nível nos próximos sete meses. 

Em conjunto com o AgTech Garage, as empresas brasileiras Suzano, do segmento de papel e celulose, e a instituição financeira cooperativa Sicredi, a companhia americana de máquinas John Deere, a marroquina de fertilizantes OCP, a empresa francesa de saúde animal Ceva, a empresa global de agronegócio e alimentos Bunge e a multinacional alemã de saúde e nutrição Bayer, selecionaram startups com tecnologia de ponta para colaborar com seus desafios de inovação.

Continua após o anúncio

Referência no Brasil, o Intensive Connection é o principal programa de inovação aberta no agro do país e chega este ano à sua quarta edição. Ao todo, mais de 200 startups latino-americanas se inscreveram para participar e 33 chegaram a ser finalistas. José Tomé, CEO do AgTech Garage, conta que o número de inscrições para o Intensive Connection se manteve no alto patamar atingido em 2021, de mais de duas centenas de ag&foodtechs, que em sua maioria postularam para mais de um desafio proposto pelas sete diferentes participantes. A Bayer chegou a ter mais de 100 inscrições para seus desafios. John Deere e Sicredi passaram de 80 cada, e a OCP superou as 70 inscrições. 

“Foi uma edição super competitiva e que demandou do nosso time e dos parceiros um trabalho a várias mãos para não perder nenhum detalhe e oportunidade em potencial. Se o parceiro escolhe duas startups para trabalhar com alto nível de engajamento durante o ano, são as startups do Intensive Connection. É motivo de imensa satisfação para nós o grau de comprometimento das companhias com o ecossistema de inovação e com a geração de valor para as startups”, diz. 
Hoje, o AgTech Garage já conta com mais de 900 ag&foodtechs conectadas à sua plataforma digital e protagoniza com os parceiros da comunidade uma nova dinâmica em prol da inovação no agronegócio. Henrique Provenzzano, Coordenador de Programas de Inovação Aberta do AgTech Garage, lembra que as startups selecionadas têm acesso via IC a mentorias, networking, eventos exclusivos, conexões e todo o apoio do AgTech Garage e dos parceiros corporativos para aperfeiçoarem suas soluções e ganharem escalabilidade ao longo do programa que visa a potencialização das startups. 

A proximidade entre as companhias e as ag&foodtechs durante o Intensive Connection pode resultar ainda em provas de conceito (POCs), negócios, co-desenvolvimento de novas soluções tecnológicas e até mesmo investimentos, tudo para impulsionar a sustentabilidade e competitividade do agronegócio. O programa Intensive Connection é equity free, ou seja, não requer participação acionária nas startups. 

Este ano, além de todo este suporte conferido pelo AgTech Garage, será incorporada ao programa a interação de diferentes áreas das companhias com o hub. “Por definição, a inovação aberta vai além dos muros das organizações, mas é preciso intensificar a transformação de dentro para fora. Mantendo contato com as áreas de Recursos Humanos, Jurídico, TI, Comunicação e Suprimentos dos parceiros, queremos ajudar a potencializar a estratégia de inovação desenhada pelos catalisadores e lideranças que já interagem conosco”, diz Provenzzano. 

Outra novidade é a volta dos encontros presenciais entre os catalisadores do programa e o time do AgTech Garage. No primeiro Innovation Talks desta edição, o grupo teve a oportunidade de discutir metodologias de gestão para os projetos e cases de sucesso de edições anteriores frente a frente. “É uma grande oportunidade estarmos presencialmente juntos de novo e um dos focos da conversa foi na gestão ainda mais colaborativa dos projetos do Intensive Connection, com os Innovation Partners compartilhando diferentes metodologias de gestão da inovação”, conta Provenzzano.

A troca de experiências entre os parceiros vem ganhando densidade ano a ano, com a maturidade do programa e das empresas participantes (seis já haviam participado de edições anteriores). A mais nova ingressante é a John Deere, que se somou em 2022 ao seleto grupo de empresas que realizam o Intensive Connection ao lado do AgTech Garage.

SICREDI – O Sicredi, pautado pelos princípios do cooperativismo e pela sua estratégia de gestão sustentável, selecionou, desta vez, a VEGA e a Busca Terra. As duas startups têm soluções para diagnosticar o potencial do pequeno produtor na geração de créditos de carbono e acesso a Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA). No caso da VEGA, o core é a entrega de dados cadastrais cruzados com uma visão geo espacial das propriedades agrícolas, com o objetivo de fazer a rastreabilidade de origem da cadeia produtiva do agronegócio integrada a indicadores de sustentabilidade dentro de sistemas ERP. Já a Busca Terra é uma agtech que mira a mitigação de riscos em operações financeiras de imóveis rurais por meio da integração, análise e disponibilização de informações sobre estes ativos agrícolas.

Para Luis Henrique Veit, superintendente de Agronegócio do Sicredi, fica evidente a evolução na maturidade e qualidade dos pitchs das agtechs nesses quatro anos de parceria com o Agtech Garage. “Foi um grande desafio selecionar apenas duas startups finalistas e nossa régua foi lá no alto. Nós vemos um grande potencial de entrega de resultados nas soluções da VEGA e da Busca Terra, que se conectaram instantaneamente com a estratégia agro do Sicredi, com as iniciativas internas mapeadas e oportunidades identificadas junto aos nossos associados agro”, diz.

Segundo Veit, a participação ativa do AgTech Garage na seleção também foi fundamental para fazer a curadoria das startups. “Vale destacar a excelência do time do AgTech Garage na condução do processo, contribuindo com metodologias e ferramentas de avaliação das startups, que nos auxiliou para a tomada de decisão”, afirma.

Fonte: Sicred

Últimas notícias

Confirmada: 11ª Feira de Negócios Coocafé será presencial

Um dos principais eventos realizados para o cooperado Coocafé é a Feira de ...

Alunos aprendem, na prática, como vacinar o rebanho

Mais uma ação do projeto “Vai pra Roça” foi realizada em São Gabriel ...

Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

Uma novidade foi lançada pela Companhia Nacional de Abastecimento  (Conab) para os pecuaristas ...

Alysson Paolinelli, indicado ao Nobel da Paz, participará da Feira de Agronegócios da Cooabriel

Indicado ao prêmio Nobel da Paz em 2021, o ex-ministro e professor Alysson ...

Prazo para vacinar animais de 0 a 2 anos contra febre aftosa está acabando

A vacinação de bovinos e bubalinos acontece até o dia 31 de maio ...