Algodão de MS tem reconhecimento internacional pela sustentabilidade

Mato Grosso do Sul iniciou a auditoria para certificação de propriedades para o programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) e licenciamento Better Cotton Initiative (BCI). Nesse primeiro momento 12 unidades estão sendo auditadas pela certificadora Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e após a aprovação da auditoria externa, o produtor recebe o certificado ABR e o Licenciamento BCI.

Segundo a Associação Sul-mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampasul), nesta safra 2021/2022, Mato Grosso do Sul contará com uma área total de 23.048,6 hectares certificados, representando cerca de 89% da produção de algodão do Estado.

Continua após o anúncio

“É mais um passo importante para o setor produtivo do Estado, que trará além de tudo, credibilidade para o nosso algodão. Com orgulho podemos afirmar que Mato Grosso do Sul se destaca no pioneirismo de ações como esta, estamos sempre atentos às demandas do campo, lembro que o nosso estado foi o primeiro a ter uma algodoeira certificada no Brasil”, exaltou o presidente da Ampasul, Darci Boff. 

Para receber a certificação, a propriedade precisa passar por todos os critérios e etapas de avaliação, que garantem uma produção sustentável, com base nos pilares social, ambiental e econômico. Com o licenciamento, o produtor passa a ter a concessão da licença de comercialização Better Cotton.

Atualmente, o Brasil é o 4º maior produtor de algodão e o 2º maior exportador de fibra do mundo. De acordo com a Abrapa, o volume desta safra deverá alcançar 2,8 milhões de toneladas de pluma.

Fonte: AGROA

Últimas notícias

Confirmada: 11ª Feira de Negócios Coocafé será presencial

Um dos principais eventos realizados para o cooperado Coocafé é a Feira de ...

Alunos aprendem, na prática, como vacinar o rebanho

Mais uma ação do projeto “Vai pra Roça” foi realizada em São Gabriel ...

Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

Uma novidade foi lançada pela Companhia Nacional de Abastecimento  (Conab) para os pecuaristas ...

Alysson Paolinelli, indicado ao Nobel da Paz, participará da Feira de Agronegócios da Cooabriel

Indicado ao prêmio Nobel da Paz em 2021, o ex-ministro e professor Alysson ...

Prazo para vacinar animais de 0 a 2 anos contra febre aftosa está acabando

A vacinação de bovinos e bubalinos acontece até o dia 31 de maio ...