Cacto sem espinho é aposta de brasileiro para exportação

Espécie brasileira, o mandacaru sem espinhos da marca NaturAYO surpreendeu compradores dos Estados Unidos e Europa. O próximo passo dos produtores cearenses é levar a planta para Dubai

Um cacto sem espinho selecionado pela empresa Naturayo é a aposta da marca para crescer no mercado exterior. A empresa produz plantas como a popularmente chamada ‘espada de São Jorge’ e cactos, principalmente espécies nativas, como o mandacaru. “Conseguimos fazer em larga escala o mandacaru sem espinhos, que tem sido nosso grande trunfo nesse último ano. Ele não existe no mercado internacional e conseguimos abrir já os mercados tanto americano quanto europeu”, contou Thomas Reeves, à frente da Naturayo.

Os primeiros embarques foram feitos neste ano e os mandacarus já começaram a chegar em seus destinos neste mês. “Estava previsto para o ano passado, mas com a pandemia ficou mais difícil em termos de logística e até comercialmente para iniciarmos um projeto deste. Mas conseguimos estabelecer e fazer os primeiros embarques agora. Estamos muito animados com esse produto”, destacou Reeves.

A marca já fazia exportação de plantas há mais de 15 anos. Nos últimos anos, no entanto, a disputa pela comercialização no exterior estava mais acirrada com a concorrência de países como a Tailândia. A ideia da marca cearense é aproveitar o novo produto para retomar os volumes nos países onde já tem entrada, além de abrir novos mercados. “Estamos agora melhorando e abrindo novos mercados. Até busquei exportador [entre os árabes], mas não consegui ainda. Já estávamos em contato com uma pessoa de Dubai, mas por conta das questões do ano passado, acabamos não fechando ainda. É um mercado que muito nos interessa”, afirmou o produtor.

Os primeiros contatos da Naturayo com executivos de Dubai foram feitos através na IPM, feira internacional de plantas da Alemanha. “Está nos nossos planos conhecer a feira de plantas que acontece em Dubai também”, explicou o produtor.

CACTO SEM ESPINHO – O mandacaru sem espinhos foi identificado pelos produtores na própria natureza e a partir daí selecionado para a reprodução em larga escala. ““Não sabemos como houve essa mudança para os cactos nascerem sem espinho, mas identificamos e vimos um grande potencial, porque se tem muitas compras de plantas para dentro de casa hoje. E não ter espinhos é um fator comercial e atrativo muito interessante para quem tem filhos, por exemplo, e esteticamente é muito bonito”, explicou Reeves.

Apesar de produzir no Ceará, a Naturayo é associada da Veiling, cooperativa de plantas e flores que fica na cidade de Holambra, interior de São Paulo, e reúne 400 fornecedores brasileiros. A Veiling atua como plataforma para ligar os produtores a compradores de grandes redes, de forma física e online, espaços onde a marca começou a expor o mandacaru sem espinhos.

Em 2018, os produtores começaram a trabalhar a comunicação do novo produto e expor em mais locais. “Levamos nessa feira [IPM] sem muita pretensão ainda. Aí as pessoas ficaram muito empolgadas com o produto e vieram para cá, nos visitar, quando ainda estávamos desenvolvendo. Entendemos que o produto era muito importante”, lembra o produtor que vê, agora, as comercializações darem frutos.

Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe

Últimas notícias

Pesquisadores elaboram dicionário das características sensoriais do chá-mate

Grupo avaliou amostras de chá de diferentes regiões do Brasil para definir 39 ...

Índia estabelece novas exigências para importação de 24 produtos vegetais

A exportação deve estar acompanhada por certificado oficial, atestando que os produtos não ...

Rota marítima pelo Pacífico pode reduzir custos de frete

Os agricultores que utilizam os portos do Arco Norte podem obter redução de ...

Região de Poços de Caldas investe em marca coletiva de café vulcânico

Poços de Caldas, no Sul de Minas, é destino de muitos turistas atraídos ...

Marco Legal das Startups é aprovado no Senado

Em 2021, a relação entre cooperativas e startups pode ser ainda mais estimulada ...