Campanha de conscientização sobre febre aftosa em São Gabriel da Palha

A atividade rotineira de fiscalização volante do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) ganhou reforço em São Gabriel da Palha nessa terça-feira (10). Além da habitual inspeção de cargas agropecuárias e florestais, as equipes desenvolveram um trabalho de conscientização sobre a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, que está em andamento durante todo o mês de maio.

A ação contou com a parceria da Guarda Municipal de Trânsito, tendo sido abordados, aproximadamente, 200 veículos de passeio e carga. De acordo com a técnica do Idaf Simone Scalzer, motoristas e passageiros foram orientados sobre a importância da vacinação do rebanho. “Também compartilhamos informações sobre aquisição de vacinas, impactos econômicos no caso de focos da doença e a retirada de vacinação, autorizada para 2023”, explicou a técnica do Idaf.

Continua após o anúncio

VAI PRA ROÇA – A ação faz parte do projeto “Vai pra Roça”, que vem sendo desenvolvido pela Gerência Local do Idaf em São Gabriel da Palha, que tem como objetivo aproximar o órgão dos produtores rurais, enfatizando a visão da Saúde Única.

De acordo com a médica-veterinária do Instituto, Stella Cintie Silva, uma das idealizadoras do projeto, a ideia é mostrar que o Idaf é um dos elos importantes para aplicação do conceito de Saúde Única, que diz respeito à integração entre a saúde humana, a saúde animal e o ambiente, além da adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de enfermidades.

“Estamos todos conectados e trabalhando em prol de um ambiente cada vez mais saudável e harmônico. Também queremos estar mais próximos dos produtores, de modo que eles compreendam que o trabalho de fiscalização vai muito além da aplicação de multas. Estamos fomentando a consciência de que a adoção das medidas legais favorece todo o conjunto”, explicou a médica-veterinária.

Fonte: Idaf-ES

Últimas notícias

Confirmada: 11ª Feira de Negócios Coocafé será presencial

Um dos principais eventos realizados para o cooperado Coocafé é a Feira de ...

Alunos aprendem, na prática, como vacinar o rebanho

Mais uma ação do projeto “Vai pra Roça” foi realizada em São Gabriel ...

Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

Uma novidade foi lançada pela Companhia Nacional de Abastecimento  (Conab) para os pecuaristas ...

Alysson Paolinelli, indicado ao Nobel da Paz, participará da Feira de Agronegócios da Cooabriel

Indicado ao prêmio Nobel da Paz em 2021, o ex-ministro e professor Alysson ...

Prazo para vacinar animais de 0 a 2 anos contra febre aftosa está acabando

A vacinação de bovinos e bubalinos acontece até o dia 31 de maio ...