Capixaba é eleito o melhor criador e expositor na Megaleite 2024 na categoria CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir

Encerrada a 19ª edição da Megaleite no último sábado (15), a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando já anunciou a data do evento em 2025. Será de 17 a 21 de junho, em Belo Horizonte/MG. O criatório Girolando Vivas, de Mimoso do Sul, no sul capixaba, foi eleito campeão nacional como criador e expositor Girolando (na categoria CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir).

“A Megaleite é uma vitrine internacional da pecuária leiteira do Brasil que atrai para a capital mineira milhares de visitantes de diversos países, contribuindo para movimentar a economia local. São inúmeros empregos diretos e indiretos gerados na cidade, dezenas de empresas de diversos segmentos envolvidas e muitos negócios fechados ao longo da exposição”, destaca Domício Arruda, presidente da Associação de Girolando, entidade organizadora da Megaleite.

Anúncio

Na edição de 2024, realizada de 11 a 15 de junho, a feira contou com 1500 animais de 160 expositores das raças Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Guzerá, Guzolando, Jersey, Simental e Búfalos. Para o jurado Celso Menezes, um dos profissionais responsáveis pela escolha das grandes campeãs e campeões da feira, a Megaleite retratou a grande evolução da raça nos últimos anos.

Anúncio

“A raça Girolando alcançou um alto nível de qualidade genética e está contribuindo para tornar o Brasil mais competitivo no mercado de leite. Tivemos aqui vacas produzindo mais de 100 kg/leite/dia. Com todos os recordes e qualidade dos animais, a Megaleite deixa um recado ao mundo: temos recursos naturais e genéticos que permitirão ao Brasil alcançar a liderança na produção mundial de leite”, destaca Menezes. 

O evento registrou dois recordes de produção de leite no Torneio Leiteiro da raça Girolando. A vaca Fanny FIV Kingboy 131 FGS Sapucaia, de propriedade do expositor Fernando Gonçalves dos Santos, bateu o recorde que vinha desde 2015. Ela produziu 306,960 kg/leite, com média de 102,320 kg/leite. Outro recorde foi da vaca jovem Tradição FIV Elixir Santa Luzia, que produziu 268,670 kg/leite, com média de 89,557 kg/leite. De propriedade do expositor José Freire Neto, ela bateu o recorde que vinha sendo mantido desde a Megaleite de 2019. Todos os resultados das competições da feira estão disponíveis no site do evento. Clique aqui e confira.

Com cerca de 100 empresas expositoras de vários segmentos da economia e a realização de oito shoppings de animais e leilões, a Megaleite termina com movimentação financeira estimada em R$ 220 milhões. Passaram pelo parque comitivas de vários países, tais como Índia, Colômbia, México, Equador, El Salvador, Costa Rica, Panamá, Bolívia e Venezuela, além de brasileiros de norte a sul do Brasil. “A Megaleite 2024 terminou , foi mais MEGA do que nunca . Recorde de público , de expositores , de negócios, de satisfação, recorde de produção de vacas no torneio leiteiro, grande campeã uma vaca 5/8 com recorde de produção mostrando a evolução da raça . Quero agradecer a todos os parceiros , patrocinadores , expositores , técnicos e colaboradores. A Diretoria que não mediu esforços para realização desse evento maravilhoso. Que venha a Megaleite 2025”, diz o presidente da Girolando.

Fonte: Associa;áo Girolando

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Mimoso do Sul terá manhã com serviços para a população neste sábado (13)

Amanhã (13), a população de Mimoso do Sul, no Sul do Espírito Santo, ...

Colatina recebe a terceira etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2024

Foto: Freepik A terceira etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2024, promovida pela ...

Marcas de pão de forma deveriam ter alerta de produto alcoólico

Foto: Freepik Sliced fresh brown bread on white background. High quality photo Uma ...

Brasil exporta recorde de 47,3 milhões de sacas de café na safra 2023/24

Foto: iStock A exportação brasileira de café alcançou o volume histórico de 47,300 ...

Cuba confirma importação de quatro produtos do agronegócio brasileiro

Foto: Freepik O governo brasileiro recebeu o anúncio, pelo governo de Cuba, da ...