Congresso Capixaba de Pesquisa Agropecuária abre inscrições gratuitas

Congresso Capixaba de Pesquisa Agropecuária (CCPA) 2021 está com inscrições abertas no site do evento. O CCPA é gratuito e acontecerá em formato virtual entre os dias 17 e 19 de novembro, tem como público-alvo pesquisadores, extensionistas, estudantes, produtores rurais, secretários municipais de Agricultura e Meio Ambiente, além de empresários ligados ao setor da agropecuária do Espírito Santo.

A iniciativa promoverá a divulgação da produção científica e tecnológica das pesquisas do Edital de Pesquisa Aplicada a Políticas Públicas Estaduais Agropecuárias no Estado do Espírito Santo (PPE-Agro) 06/2015. O Congresso tem o objetivo de fomentar a integração entre pesquisadores, extensionistas, produtores rurais, profissionais liberais, empresários e estudantes que atuam na cadeia produtiva da Agropecuária, Silvicultura, Aquicultura e Pesca do Estado.

Continua após o anúncio

A programação dos três dias de congresso é organizada em painéis com as seguintes temáticas: silvicultura, agricultura de baixo carbono, pipericultura, fruticultura, agroecologia, produção animal, entre outros. Em cada painel serão apresentados os resultados de três projetos de pesquisa, os demais projetos que contemplam a temática do painel poderão ser consultados no site do evento. O Congresso também conta com uma mesa redonda sobre Pesquisa em Rede, em que serão debatidos Oportunidades e Desafios dessa modalidade. O formato on-line do CCPA permitirá que os internautas interajam e façam perguntas por meio de chat.

O CPPA é realizado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag); pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes); com o apoio de diversas instituições públicas e privadas.

Dentre os 90 projetos submetidos no Edital PPE-Agro, 32 foram executados pelo Incaper. Durante a realização do Congresso, os pesquisadores do Instituto vão apresentar os resultados das pesquisas em todos os dias de programação, conforme temática dos painéis. A diretora-técnica do Incaper, Sheila Posse, será moderadora do debate sobre as conferências do CCPA. Entre os participantes também está o pesquisador do Instituto, José Aires Ventura, que será moderador do painel de pipericultura e também apresentará uma palestra com o tema “Pesquisa Agropecuária Capixaba – 65 anos de inovação”.

“O Congresso é uma vitrine dos resultados das nossas pesquisas que apresentam contribuições para o desenvolvimento da agropecuária capixaba. Fazemos o convite a estudantes, profissionais da área, acadêmicos, agricultores e demais interessados para participarem desse momento de compartilhamento de conhecimento e ciência. Parabenizamos também todos os servidores do Incaper que realizaram as pesquisas e vão apresentar seus resultados em prol dos nossos agricultores”, disse Sheila Posse.

“Estamos muito empolgados com o Congresso Capixaba de Pesquisa e Agropecuária. Nós apresentaremos os resultados de 90 projetos de pesquisa que foram contratados em 2015, que já estão todos concluídos e estamos colhendo os resultados finais. No edital PPE-Agro, tivemos a participação de várias instituições como o Incaper, Idaf, UVV, Ufes, Ifes e outras instituições. Os resultados são muito interessantes e abarcam diferentes temas. Nós vamos fazer os painéis de cada tema desse e teremos também conferências com palestrantes renomados já confirmados. O CCPA faz parte da programação da Jornada Capixaba de Ciência e Tecnologia, sendo um importante destaque”, ressaltou Pedro Carvalho, coordenador de Silvicultura da Seag, idealizador e membro do comitê de organização do Congresso. 

A diretora-presidente da Fapes, Cristina Engel, destacou sobre o desenvolvimento econômico do Espírito Santo a partir do investimento na agropecuária. “O investimento de recursos públicos para gerar novos conhecimentos para essa área é essencial se nós queremos tanto o incremento da economia quanto a melhora nos nossos processos e metodologias”, explicou a diretora-presidente da Fapes. 

Cristina Engel também comentou a importância da parceria da Fapes, com a Seag e o Incaper, para promoçãodo evento: “Eu acho fundamental dois aspectos: o primeiro é o fato de a gente promover um evento para avaliar o que aconteceu e quais resultados efetivos foram alcançados com o recurso público investido no Edital PPE-Agro, no valor de R$ 14 milhões. Eu fico muito feliz que tenha um evento que possa avaliar se a política adotada foi correta ou não. O segundo aspecto, é que o PPE-Agro incentivou o trabalho da pesquisa em rede e essa é uma forma da gente tornar a aplicação do recurso público mais eficiente, pois, em vez de existirem diversos pesquisadores trabalhando nos mesmos projetos, em rede os grupos de pesquisa se associam e cada um usa o seu potencial para um resultado comum e por vezes mais eficaz. Tenho certeza que o evento será de excelência e com a apresentação de ótimos resultados para o desenvolvimento da agropecuária capixaba”, salientou.

Confira a programação completa no site do CCPA e se inscreva no Congresso!

Fonte: Incaper

Últimas notícias

Confirmada: 11ª Feira de Negócios Coocafé será presencial

Um dos principais eventos realizados para o cooperado Coocafé é a Feira de ...

Alunos aprendem, na prática, como vacinar o rebanho

Mais uma ação do projeto “Vai pra Roça” foi realizada em São Gabriel ...

Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

Uma novidade foi lançada pela Companhia Nacional de Abastecimento  (Conab) para os pecuaristas ...

Alysson Paolinelli, indicado ao Nobel da Paz, participará da Feira de Agronegócios da Cooabriel

Indicado ao prêmio Nobel da Paz em 2021, o ex-ministro e professor Alysson ...

Prazo para vacinar animais de 0 a 2 anos contra febre aftosa está acabando

A vacinação de bovinos e bubalinos acontece até o dia 31 de maio ...