Dia do Apicultor: conheça iniciativas que incentivam a produção nacional de mel

Assistência técnica, indicações geográficas e Selo Arte são exemplos de trabalhos para promoção interna e externa dos produtos oriundos de abelhas

O dia 20 de maio foi instituído como o Dia Mundial das Abelhas, pela Organização das Nações Unidas. A data foi escolhida para lembrar a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável. Na agricultura, as abelhas são importantes agentes polinizadores que contribuem para aumentar a produtividade em culturas de grande relevância agrícola no Brasil, como soja e café. 

Um dos principais produtos desses insetos é o mel, que teve sua produção nacional incrementada em 19,61% entre 2014 e 2019, segundo dados da Associação Brasileira de Exportadores de Mel (Abemel). No Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estão sendo desenvolvidas medidas para apoiar a apicultura. O Plano Agronordeste trabalha a apicultura em quatro territórios (Piauí, Ceará, Minas Gerais e Bahia) e visa fomentar a inclusão produtiva de pequenos e médios produtores rurais da região. 

Além da articulação de políticas públicas já existentes, está sendo executada a assistência técnica dos produtores para a melhoria da produção, da produtividade e da qualidade dos produtos das abelhas, além da capacitação em gestão dos negócios.

O Mapa também vem trabalhando para promoção interna e externa dos produtos brasileiros. No Brasil, atualmente, há cinco Indicações Geográficas (IG) registradas relacionadas a produtos de abelha. São duas regiões produtoras de mel reconhecidas como Indicação de Procedência e três regiões, uma de mel e duas de própolis, registradas como Denominação de Origem. 

As IGs fazem referência a produtos que têm forte vínculo com o seu território de origem. Estes produtos, por seu diferencial de qualidade ou outra característica, passam então a ser reconhecidos pelo nome geográfico a que estão associados. 

As Indicações de Procedência são: “Pantanal”, para o produto mel, que tem a característica peculiar de estar localizada em dois estados, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso; e “Oeste do Paraná”, registrada para os produtos mel de abelha Apis Melífera Escutelata (Apis Africanizada) e mel de abelha Tetragonisca Angustula (Jataí). Como Denominações de Origem temos: a própolis vermelha e o extrato de própolis vermelha da região dos “Manguezais de Alagoas”, a “Região do Própolis Verde de Minas Gerais”, composta por 102 municípios, e o mel da região de “Ortigueira” no Paraná”.

O Brasil tem potencial de registrar ainda outras 15 regiões vinculadas a produtos de abelha, como própolis, mel e pólen. Esse levantamento e outras informações sobre IGs podem ser consultadas no site do Mapa

O Mapa também está trabalhando no enquadramento dos produtos de abelhas como artesanais. Assim, os produtores poderão solicitar o Selo Arte, reconhecer seu processo artesanal de produção e comercializar seus produtos em todo o país. A consulta pública sobre o processo de elaboração dos requisitos mínimos de Boas Práticas para a concessão do Selo Arte aos produtos de abelhas e seus derivados está aberta até o dia 25 de junho.

EXPORTAÇÃO DE MEL – Em 2020, o Brasil exportou 45,7 mil toneladas de mel natural, com faturamento de US$ 98,560 milhões. Os Estados Unidos são responsáveis por 72% das aquisições de mel do Brasil, em valor. Em 2020, foram exportados para o país 34 mil toneladas de mel, com US$ 71,2 milhões. 

Fonte: Mapa

Últimas notícias

Revista Negócio Rural vence prêmio de jornalismo de Pernambuco

O cooperativismo conecta pessoas e também histórias. Que similaridade poderia haver entre as ...

Serenata Italiana será no próximo sábado (09) em Venda Nova do Imigrante

Relembrar os costumes dos primeiros imigrantes italianos que chegaram em Venda Nova do ...

Expoagro é uma das vitrines para o agronegócio de Mato Grosso

Mato Grosso é destaque internacional quando se trata de agronegócio. E a Capital ...

Colheita de uva é sucesso em Linhares

Ao menos de quatro mil pessoas passaram pelo parreiral de uva do Polo ...

Conheça o vencedor do 1º Concurso de Café Conilon de Jaguaré

O ganhador do 1º Concurso de Café Conilon de Jaguaré foi conhecido neste ...