Cosud fortalece ações de interesse comum do setor agropecuário

O 10º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), será realizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, entre esta quinta-feira (29) e o sábado (02). Os governadores dos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo e suas equipes técnicas discutirão ações para fortalecer a cooperação entre os Estados, além de políticas públicas de interesse comum das duas regiões.

O evento reunirá, em Porto Alegre, mais de mil pessoas, das sete unidades da federação e será realizado no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho, e em outros três espaços na capital: Casa da Ospa, Theatro São Pedro e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Anúncio

Nos grupos técnicos (GTs) que são a base de funcionamento do Cosud atuarão os secretários e as equipes técnicas dos sete estados. Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, o Consud é um encontro importante para busca de soluções integradas em relação aos desafios enfrentados na agricultura e pecuária.

Anúncio

“Vamos discutir e buscar soluções e atuação integrada para os problemas públicos com o intuito de fortalecer e impulsionar ações socioeconômicas entre os Estados do Sul e Sudeste”, ressaltou Bergoli.

Os grupos técnicos tratarão dos seguintes temas: Agricultura e Pecuária, Cultura, Defesa Civil, Desenvolvimento Social e Profissional, Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Fomento, Direitos Humanos, Juventude e Políticas para a Mulher, Educação, Esportes, Fazenda e Previdência, Governança do Cosud, Habitação e Obras, Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Urbano, Inovação e Inclusão Digital, Malha Ferroviária, Meio Ambiente, Planejamento e Governo Digital, Procuradoria Geral do Estado, Saúde, Segurança Pública, Transparência, Controladoria e Ouvidoria e Turismo.

Ao final das discussões, cada GT assumirá compromissos referentes à sua área. Ao fim de cada encontro, os governadores assinam uma carta na qual reforçam os compromissos assumidos ao longo do evento. O documento desta edição será lido durante a solenidade de encerramento do consórcio, neste sábado (21).

PROGRAMAÇÃO – A abertura do Cosud será na quinta-feira (29/2), às 17h, na Sala Sinfônica da Casa da Ospa. Nesta sexta-feira (1º), das 8h30 às 17h30, ocorrerão as reuniões dos 21 grupos técnicos (GTs), no Theatro São Pedro e na Unisinos. O evento terminará no sábado (2), às 10h, no Palácio Piratini, sede do Governo Gaúcho.

Fonte: Governo do Espírito Santo

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Campeonato Brasileiro de Blends de Café será realizado no São Paulo Coffee Festival

Foto: Freepik A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) realizará a etapa ...

Equipes coletam dados para nova pesquisa da Conab da safra brasileira de grãos

Foto: iStock Farmer handful of harvested corn kernels from the heap loaded into ...

Comidas típicas da festa junina contam com 36% de impostos no preço final

Foto: Julio Huber A chegada das festas juninas costuma ser motivo de alegria ...

Capixaba é eleito o melhor criador e expositor na Megaleite 2024 na categoria CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir

Encerrada a 19ª edição da Megaleite no último sábado (15), a Associação Brasileira ...

Equipamento promete secagem de cafés especiais em menos de 24 horas

Tecnologia desenvolvida pela Dryeration, foi testada e aprovada por produtores da Alta Mogiana ...