Curso gratuito aborda análise genética do microbioma do solo

O manejo biológico do solo, com o objetivo de melhorar o equilíbrio dos sistemas agrícolas e aumentar a resiliência e a produtividade das lavouras, é a nova aposta de pesquisadores e especialistas na revolução biológica pela qual vem passando a agricultura brasileira. Na sequência do controle biológico, normalmente utilizado nas plantas e sementes, o estudo e incremento da microbiota do solo promete ser a nova revolução da biotecnologia, em um mercado de bioinsumos que deve crescer 33% neste ano no Brasil, para R$ 1,79 bilhão de reais, segundo a CropLife, entidade que representa as indústrias de insumos.

Com base nesse cenário, profissionais e especialistas em análise e manejo biológico do solo, estão oferecendo um curso, online e gratuito, que vai abordar a interpretação de laudos de análise genética do microbioma de um solo. “O foco das aulas são as bactérias e os fungos que vivem nos solos, considerando tanto os grupos presentes quanto as suas funções para os ecossistemas de solo, principalmente aquelas que apresentam maior relevância para a produção agrícola”, explica o cofundador da Biome4all e doutor em microbiologia agrícola, Marcus Adonai Castro da Silva.

O curso, dividido em cinco módulos, é destinado a engenheiros agrônomos e profissionais responsáveis pelas decisões de manejo de solo; produtores rurais interessados em conhecer a microbiota do solo e seus efeitos sobre a sua produção e biólogos e profissionais ligados à indústria de insumos agrícolas.

As aulas são gravadas, podem ser assistidas até o dia 30 de junho e serão ministradas por Silva e pelo professor do Departamento de Ciência do Solo da Esalq/USP, Fernando Adreote.

As inscrições estão abertas no link: https://www.udemy.com/course/a-analise-do-microbioma-do-solo/

Fonte: Ello Agronegócio

Últimas notícias

Tradição familiar no agronegócio em evidência na Praça do Papa

A tradição familiar marca o agronegócio capixaba, que, segundo dados do Governo do ...

Ação de fiscalização do Mapa apreende 173 mil litros de bebidas com indícios de fraude

Uma ação de fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) resultou ...

Mapa reforça vigilância após ocorrências de Peste Suína Africana na República Dominicana

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informa que está acompanhando e ...

Cooperação alemã investe U$ 2 milhões em projeto de apoio ao Comércio Justo na América Latina e Caribe

Mais de 84 mil produtores(as) da região da América Latina e do Caribe ...

Agricultura familiar recebe investimentos no Espírito Santo

Para comemorar a Semana da Agricultura Familiar, o Governo do Estado anunciou um ...