Curso gratuito aborda análise genética do microbioma do solo

O manejo biológico do solo, com o objetivo de melhorar o equilíbrio dos sistemas agrícolas e aumentar a resiliência e a produtividade das lavouras, é a nova aposta de pesquisadores e especialistas na revolução biológica pela qual vem passando a agricultura brasileira. Na sequência do controle biológico, normalmente utilizado nas plantas e sementes, o estudo e incremento da microbiota do solo promete ser a nova revolução da biotecnologia, em um mercado de bioinsumos que deve crescer 33% neste ano no Brasil, para R$ 1,79 bilhão de reais, segundo a CropLife, entidade que representa as indústrias de insumos.

Com base nesse cenário, profissionais e especialistas em análise e manejo biológico do solo, estão oferecendo um curso, online e gratuito, que vai abordar a interpretação de laudos de análise genética do microbioma de um solo. “O foco das aulas são as bactérias e os fungos que vivem nos solos, considerando tanto os grupos presentes quanto as suas funções para os ecossistemas de solo, principalmente aquelas que apresentam maior relevância para a produção agrícola”, explica o cofundador da Biome4all e doutor em microbiologia agrícola, Marcus Adonai Castro da Silva.

Continua após o anúncio

O curso, dividido em cinco módulos, é destinado a engenheiros agrônomos e profissionais responsáveis pelas decisões de manejo de solo; produtores rurais interessados em conhecer a microbiota do solo e seus efeitos sobre a sua produção e biólogos e profissionais ligados à indústria de insumos agrícolas.

As aulas são gravadas, podem ser assistidas até o dia 30 de junho e serão ministradas por Silva e pelo professor do Departamento de Ciência do Solo da Esalq/USP, Fernando Adreote.

As inscrições estão abertas no link: https://www.udemy.com/course/a-analise-do-microbioma-do-solo/

Fonte: Ello Agronegócio

Últimas notícias

Cadeia produtiva do café é homenageada na Assembleia Legislativa do ES

O jornalista, apresentador e diretor da Revista Negócio Rural, Bruno Faustino, foi um ...

Sementes de Palmeira Juçara serão lançadas por pilotos durante Voo Livre em Alfredo Chaves

Mais de 300 mil sementes de Palmeira Juçara foram doadas pelo Instituto Capixaba ...

Mapa registra mais 20 defensivos de controle biológico, incluindo produtos para uso na agricultura orgânica

Em 2022 já foram registrados 36 produtos de baixa toxicidade para o controle ...

Evento em Vitória destaca a importância da agricultura familiar capixaba

A agricultura familiar é uma das responsáveis por contribuir com os alimentos que ...

Avião caracterizado de abelha decola em homenagem aos maiores polinizadores do planeta

Piloto de aviões agrícolas há mais de 40 anos, José Paulo Garcia fez ...