Curso sobre febre aftosa é oferecido para profissionais que trabalham com defesa sanitária animal

O treinamento traz instruções para serem implementadas desde o primeiro aviso da suspeita até a conclusão de sua investigação

A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro), disponibilizou o curso EAD “Febre aftosa: Vigilância e procedimentos na investigação de doença vesicular”, voltado para os profissionais que trabalham com Defesa Sanitária Animal nos Órgãos Estaduais de Saúde Animal e nas Superintendências Federais de Agricultura. 

As inscrições podem ser feitas de 20 a 28 de maio, com início da capacitação para 1º de junho. 

Anúncio

Em uma linguagem clara e objetiva, o curso apresenta as características da febre aftosa e do sistema de vigilância brasileiro para essa doença, tendo como principal foco os procedimentos realizados pelo serviço veterinário oficial brasileiro perante as notificações de suspeita de doença vesicular. 

Anúncio

“O treinamento constitui-se de um conjunto de instruções para serem implementadas desde o primeiro aviso (notificação) da suspeita até a conclusão de sua investigação. Inclui as fases de investigação e de alerta, devendo ser de conhecimento e domínio de todos que atuam no serviço veterinário oficial”, destaca a auditora fiscal federal agropecuária, Ana Carla Vidor. 

A vigilância de doenças vesiculares é um dos pilares do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (Pnefa), e ganha especial importância em um cenário em que o país, desde 2018, é reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa. 

Com a disponibilização dessa capacitação na modalidade a distância, o Departamento de Saúde Animal espera alcançar mais de 10 mil profissionais atuantes nos serviços de defesa sanitária animal no país e, assim, estar preparados para agir de forma rápida e correta no atendimento de uma possível suspeita de febre aftosa. 

Fonte: Mapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Festival Santa Teresa Gourmet completa dez anos

Já está tudo pronto para o Festival Santa Teresa Gourmet, que completa 10 ...

Dieta ajustada e suplementação potencializam desempenho dos cavalos em provas

Foto: Freepik Suplementação nutricional é complemento otimizador para performance O Brasil conta com tropa ...

Confira orientações para a colheita do café

Cafeicultor deve se planejar e estar atento à maturação dos frutos O mês ...

Fim de semana gelado em Vitória e mais 7 capitais brasileiras

Foto: Freepik As capitais da Região Sul, do Sudeste e também Campo Grande, ...

Festival vai reunir gastronomia, cultura e música em Anchieta

Foto: Yuri Barichivich / Setur Já pensou em passar um final de semana curtindo praia, ...