Empreendedores criam fazenda urbana com alimentos livres de agrotóxicos em Vitória

A busca por alimentos saudáveis deu origem à empresa do casal Hanna e Luiz Gustavo Leocádio, a Cooltiva. Esta é a primeira fazenda urbana da cidade de Vitória, que surgiu após o casal perceber uma carência na oferta de produtos sem agrotóxicos e de qualidade na região.

A ideia inicial era um projeto de distribuição de produtos orgânicos, mas o casal esbarrou novamente na falta de disponibilidade desses produtos. E foi a partir daí que começaram a estudar outras possibilidades.

Continua após o anúncio

“Acabei conhecendo esse modelo de fazenda urbana, que é inovador. Estamos começando a encaminhar esse movimento no Brasil, que tende a aumentar. Este é o futuro da agricultura que busca por tecnologia para produzir mais. Quando descobri que podíamos construir uma estufa e produzir alimentos de qualidade dentro da cidade, foi um caminho sem volta”, conta Luiz Gustavo.

Os empreendedores buscaram por auxílio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) para a elaboração de um plano de negócios e em janeiro abriram as portas da Cooltiva.

“O plano de negócio é um instrumento que possibilita minimizar os riscos da abertura de um negócio, pois antecipa cenários, te dando mais segurança para tomar decisões, definir metas e refazer o caminho para um negócio de sucesso”, ressalta a analista do Sebrae/ES, Andrea Gama.

Além da estufa, os clientes também podem fazer as compras em um mercadinho, anexo à fazenda urbana, onde além das hortaliças produzidas na Cooltiva, é possível ter uma gama de outros produtos saudáveis. “A ideia da Cooltiva é você ter opções do dia a dia, para que a pessoa possa vir, fazer o mercado da semana dela, mas buscando sempre essa qualidade de alimentação um pouco mais saudável. Nem tudo é orgânico, por termos pouca disponibilidade de produtos e por eles serem caros, mas tentamos ser o melhor possível”, explica o empreendedor.

A Cooltiva também disponibiliza o serviço de delivery para clientes assinantes, que recebem semanalmente ou quinzenalmente, uma box com produtos produzidos na empresa, além de terem descontos no mercado.

SUSTENTABILIDADE – Todo o processo da Cooltiva está relacionado com a sustentabilidade. A produção da fazenda urbana, por exemplo, é feita em painéis, por hidroponia, um procedimento que utiliza uma solução nutritiva que passa por calhas. A ausência de solo nesse processo não permite que os produtos sejam reconhecidos como orgânicos, mas toda a produção é feita sem o uso de agrotóxicos.

“Nosso sistema de produção é bem sustentável, economizando cerca de 90% de água de uma produção tradicional. Não temos transporte das hortaliças, logo a emissão dos gases é menor. Nós também prezamos por fornecedores atentos a esse processo sustentável de produção”, explica Luiz Gustavo.

Segundo ele, os produtos escolhidos pelos clientes no empreendimento, são retirados da horta apenas na hora de venda. “O nosso diferencial é a qualidade, aparência e o frescor dos produtos. Quando a pessoa pede o produto a gente colhe na hora. Isso é um diferencial muito grande, porque o produto vai durar muito mais, ele vai chegar mais fresco na casa do cliente, que vai perceber que ele está muito mais verdinho, vai sentir a crocância, o gosto diferente”, conta.

PLANO DE NEGÓCIOS – Da mesma forma que o casal Hanna e Luiz Gustavo Leocádio buscaram o Sebrae/ES para elaboração de um plano de negócios, outros empreendedores podem ter acesso ao serviço.

“Além de consultoria subsidiada em até 70% para montar o seu plano de negócios, o Sebrae/ES oferece a ferramenta digital e gratuita através do PNBOX, que permite a elaboração de plano totalmente digital e ainda mais profissional, para você criar e editar”, ressalta Andrea.

Fonte: Pulso Comunicação

Últimas notícias

Confirmada: 11ª Feira de Negócios Coocafé será presencial

Um dos principais eventos realizados para o cooperado Coocafé é a Feira de ...

Alunos aprendem, na prática, como vacinar o rebanho

Mais uma ação do projeto “Vai pra Roça” foi realizada em São Gabriel ...

Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

Uma novidade foi lançada pela Companhia Nacional de Abastecimento  (Conab) para os pecuaristas ...

Alysson Paolinelli, indicado ao Nobel da Paz, participará da Feira de Agronegócios da Cooabriel

Indicado ao prêmio Nobel da Paz em 2021, o ex-ministro e professor Alysson ...

Prazo para vacinar animais de 0 a 2 anos contra febre aftosa está acabando

A vacinação de bovinos e bubalinos acontece até o dia 31 de maio ...