Empreendedores criam fazenda urbana com alimentos livres de agrotóxicos em Vitória

A busca por alimentos saudáveis deu origem à empresa do casal Hanna e Luiz Gustavo Leocádio, a Cooltiva. Esta é a primeira fazenda urbana da cidade de Vitória, que surgiu após o casal perceber uma carência na oferta de produtos sem agrotóxicos e de qualidade na região.

A ideia inicial era um projeto de distribuição de produtos orgânicos, mas o casal esbarrou novamente na falta de disponibilidade desses produtos. E foi a partir daí que começaram a estudar outras possibilidades.

Anúncio

“Acabei conhecendo esse modelo de fazenda urbana, que é inovador. Estamos começando a encaminhar esse movimento no Brasil, que tende a aumentar. Este é o futuro da agricultura que busca por tecnologia para produzir mais. Quando descobri que podíamos construir uma estufa e produzir alimentos de qualidade dentro da cidade, foi um caminho sem volta”, conta Luiz Gustavo.

Anúncio

Os empreendedores buscaram por auxílio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) para a elaboração de um plano de negócios e em janeiro abriram as portas da Cooltiva.

“O plano de negócio é um instrumento que possibilita minimizar os riscos da abertura de um negócio, pois antecipa cenários, te dando mais segurança para tomar decisões, definir metas e refazer o caminho para um negócio de sucesso”, ressalta a analista do Sebrae/ES, Andrea Gama.

Além da estufa, os clientes também podem fazer as compras em um mercadinho, anexo à fazenda urbana, onde além das hortaliças produzidas na Cooltiva, é possível ter uma gama de outros produtos saudáveis. “A ideia da Cooltiva é você ter opções do dia a dia, para que a pessoa possa vir, fazer o mercado da semana dela, mas buscando sempre essa qualidade de alimentação um pouco mais saudável. Nem tudo é orgânico, por termos pouca disponibilidade de produtos e por eles serem caros, mas tentamos ser o melhor possível”, explica o empreendedor.

A Cooltiva também disponibiliza o serviço de delivery para clientes assinantes, que recebem semanalmente ou quinzenalmente, uma box com produtos produzidos na empresa, além de terem descontos no mercado.

SUSTENTABILIDADE – Todo o processo da Cooltiva está relacionado com a sustentabilidade. A produção da fazenda urbana, por exemplo, é feita em painéis, por hidroponia, um procedimento que utiliza uma solução nutritiva que passa por calhas. A ausência de solo nesse processo não permite que os produtos sejam reconhecidos como orgânicos, mas toda a produção é feita sem o uso de agrotóxicos.

“Nosso sistema de produção é bem sustentável, economizando cerca de 90% de água de uma produção tradicional. Não temos transporte das hortaliças, logo a emissão dos gases é menor. Nós também prezamos por fornecedores atentos a esse processo sustentável de produção”, explica Luiz Gustavo.

Segundo ele, os produtos escolhidos pelos clientes no empreendimento, são retirados da horta apenas na hora de venda. “O nosso diferencial é a qualidade, aparência e o frescor dos produtos. Quando a pessoa pede o produto a gente colhe na hora. Isso é um diferencial muito grande, porque o produto vai durar muito mais, ele vai chegar mais fresco na casa do cliente, que vai perceber que ele está muito mais verdinho, vai sentir a crocância, o gosto diferente”, conta.

PLANO DE NEGÓCIOS – Da mesma forma que o casal Hanna e Luiz Gustavo Leocádio buscaram o Sebrae/ES para elaboração de um plano de negócios, outros empreendedores podem ter acesso ao serviço.

“Além de consultoria subsidiada em até 70% para montar o seu plano de negócios, o Sebrae/ES oferece a ferramenta digital e gratuita através do PNBOX, que permite a elaboração de plano totalmente digital e ainda mais profissional, para você criar e editar”, ressalta Andrea.

Fonte: Pulso Comunicação

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Fim de semana gelado em Vitória e mais 7 capitais brasileiras

As capitais da Região Sul, do Sudeste e também Campo Grande, capital de ...

Festival vai reunir gastronomia, cultura e música em Anchieta

Foto: Yuri Barichivich / Setur Já pensou em passar um final de semana curtindo praia, ...

Brasileiro é campeão mundial de prova de café

O brasileiro Dionatan de Almeida é campeão mundial de prova de café. O ...

Consumo de café solúvel cresce 5,3% no trimestre

Setor vem em expansão desde 2016; avanço reflete investimentos em qualidade, diversidade, formação ...

ES+Café irá promover imersão no universo da cafeicultura capixaba

A Feira ES+Café irá promover uma verdadeira imersão no universo da cafeicultura capixaba ...