ES reconhece novas capitais agrícolas e cria leis para fortalecer agroturismo e produção rural

Foto: Seag

O Espírito Santo acaba de oficializar uma série de leis que valorizam a produção agrícola, o agroturismo e tradições culturais do estado. Publicadas no Diário Oficial desta terça-feira (3), as novas normas reconhecem municípios pela força de suas lavouras e criam iniciativas para estimular a economia local.

Anúncio

Pinheiros, no Norte capixaba, agora é, oficialmente, a Capital Estadual da Fruta. A cidade foi responsável por 20% de todo o mamão produzido no Espírito Santo em 2023, conforme o Anuário do Agronegócio Capixaba 2024. O estado, vale lembrar, é o maior produtor e exportador de mamão do país. A lei que concede o título ao município é de autoria do deputado Toninho da Emater (PSB) e foi aprovada por meio do PL 24/2025.

Outro reconhecimento inédito foi concedido ao município de Itarana, agora declarado Capital Estadual do Achachairu, fruta de origem boliviana com sabor agridoce que vem ganhando espaço na agricultura capixaba. A iniciativa partiu do deputado Dary Pagung (PSB), autor do PL 43/2025, com a justificativa de promover a economia local e atrair novos investimentos por meio da divulgação da produção da fruta.

Anúncio

No campo do agroturismo, São Mateus foi destaque com a criação da Rota das Especiarias, sancionada pela Lei 12.421/2025. Proposta pelo deputado Lucas Polese (PL), a nova rota turística contempla pontos ligados à produção de pimenta-do-reino e pimenta-rosa, duas das principais especiarias cultivadas na região.

Guarapari também entrou no radar com a instituição da Semana de Incentivo ao Agroturismo e Negócios da Rota da Ferradura, a ser realizada anualmente na segunda semana de abril. A proposta, do deputado Zé Preto (PL), foi transformada na Lei 12.425/2025. O objetivo é estimular parcerias, valorizar a cultura rural e fomentar a troca de experiências entre produtores, empresários e turistas.

Encerrando a série de medidas, o rodeio foi oficialmente reconhecido como modalidade esportiva no Espírito Santo. A Lei 12.420/2025, de autoria do deputado Coronel Weliton (PRD), destaca a relevância histórica e cultural dessa prática tradicional em várias regiões capixabas.

Essas novas leis reforçam o compromisso do estado com o fortalecimento do campo, da cultura local e da economia criativa que nasce das raízes rurais capixabas.

Fonte: Ales

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Rodada de negócios internacional conecta cooperativas de café brasileiras a compradores estrangeiros

Foto: Pexels Para expandir a presença global das cooperativas brasileiras e abrir novas ...

Sicoob abre novo Café Hall na Praia do Canto para fortalecer cooperativismo e apoiar empreendedores

Foto: Divulgação Sicoob A Praia do Canto, um dos bairros mais valorizados de ...

Cooperativismo capixaba busca inovação em missão técnica ao Paraná

Foto: Divulgação / OCB-ES Uma comitiva de 34 lideranças de cooperativas do Espírito ...

Iema resgata 69 aves em criadouro clandestino em Castelo

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) participou de uma ...

Tempo seco e umidade abaixo de 30% no Brasil central

Desde o começo desta semana, um bloqueio atmosférico clássico cobre a região central ...