Fertilizantes ganham novo fluxo ferroviário de transporte no Brasil

A VLI, empresa de logística que opera terminais, ferrovias e portos, anunciou a implementação de uma nova estrutura de carregamento que permitirá que os insumos fertilizantes importados via TIPLAM (porto na Baixada Santista) sejam movimentados integralmente por um modal ferroviário até o Terminal de Transbordo do TFER, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. O investimento para viabilizar a operação é de R$ 107 milhões. Inicialmente, a capacidade instalada neste sistema comportará a movimentação de 825 mil toneladas ao ano.

A partir de agora, os insumos fertilizantes serão carregados no TIPLAM por intermédio de uma nova tulha de carregamento e então percorrerão aproximadamente mil quilômetros por meio da malha da Ferrovia Centro-Atlântica (Corredor Centro-Sudeste), otimizando a operação logística e proporcionando ganhos em eficiência e ambientais, uma vez que há redução das emissões provenientes do consumo de combustíveis derivados de petróleo.

O projeto, idealizado em parceria com o TFER, prevê ainda a implementação de um novo terminal no Distrito Industrial da Uberaba (MG). A previsão de ativação do terminal é o quarto trimestre deste ano. Até lá, as operações serão realizadas com destino ao Terminal VLI localizado no município de Araguari (MG). O terminal TFER em Uberaba terá como objetivo primário realizar o transbordo ferroviário e armazenagem do fertilizante para atendimento dos mercados mineiro e goiano.

“Com a introdução deste novo sistema logístico, a VLI reforça o seu compromisso em atender o setor produtivo nacional com a singularidade que cada fluxo necessita. Além disso, contribui para o fomento à industrialização no Triângulo Mineiro e comprova sua capacidade em corresponder à crescente demanda do agronegócio brasileiro”, afirma Alexandre Biller, gerente de Desenvolvimento de Negócios da VLI.

Preparado para atender à crescente demanda do agronegócio localizado na região do Triângulo Mineiro, o TFER realizará o recebimento, armazenagem e movimentação dos produtos para as companhias de fertilizantes instaladas no Distrito Industrial de Uberaba (DI3) e região. Este projeto nasce com estrutura de ponta gerando eficiência, capacidade e qualidade para as empresas do setor, fomentando ainda mais o desenvolvimento econômico da região através do modal ferroviário.

Fonte: VLI

Últimas notícias

Incaper lança revista sobre Indicações Geográficas e Certificação na Agropecuária Capixaba

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou a ...

Açúcar: demanda fraca pressiona cotação do cristal

Os preços do açúcar cristal recuaram no mercado paulista, enquanto as negociações estiveram ...

Brasil bate recorde histórico em exportação de frutas em 2021

A demanda internacional aquecida, o clima favorável para a produtividade, a qualidade dos ...

Café solúvel quebra de recordes em 2021 e exporta para 98 países

Em mais um ano marcado pelo agravamento da pandemia mundial da Covid-19, que ...

Produtores rurais afetados pela alta temperatura e estiagem recebem orientação em SP

A Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) está ...