Força-tarefa apreende mais de 53 mil litros de defensivos irregulares

Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFAS) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apreenderam mais de 32 defensivos agrícolas irregulares em uma operação que terminou na última sexta-feira (16), no estado do Pará. A operação teve como alvo agrotóxicos importados ilegalmente e produzidos sem registro.

Treze empresas foram investigadas durante a operação, que encontrou e apreendeu um total de 9.354 quilos e 53.756 litros de agrotóxicos ilegais.

Continua após o anúncio

Durante a operação, foram analisados documentos de origem, rótulos, bulas, embalagens, bem como QRcodes de segurança que algumas empresas estão utilizando para identificar a autenticidade dos agrotóxicos originais por elas produzidos. 

Duas das empresas em que foram encontrados agrotóxicos ilegais já estavam com suas atividades embargadas, e os produtos estavam sendo fabricados sem registro no Mapa. Em uma delas, foi descoberta produção de agrotóxicos com matéria-prima contrabandeada. Os produtos falsificados e ilegais estavam sendo distribuídos para os estados de Mato Grosso, Goiás, Bahia, Pernambuco, Tocantins e Pará.

Em outra empresa foram encontrados vestígios de embalagens falsas queimadas. Os fiscais chegaram a tempo de apagar o fogo e realizar a apreensão de 184 embalagens vazias que seriam incineradas.

Incinerar embalagens de agrotóxicos é uma infração. O setor de agrotóxicos brasileiro é único no mundo que possui sistema de logística reversa capaz de reciclar mais de 98% das embalagens utilizadas.

No total da operação em que participaram AFFAs do estados do Mato Grosso, Alagoas e Tocantins, foram emitidos nove autos de infração e cinco notificações para as empresas fiscalizadas.

Fonte: Mapa

Últimas notícias

Cadeia produtiva do café é homenageada na Assembleia Legislativa do ES

O jornalista, apresentador e diretor da Revista Negócio Rural, Bruno Faustino, foi um ...

Sementes de Palmeira Juçara serão lançadas por pilotos durante Voo Livre em Alfredo Chaves

Mais de 300 mil sementes de Palmeira Juçara foram doadas pelo Instituto Capixaba ...

Mapa registra mais 20 defensivos de controle biológico, incluindo produtos para uso na agricultura orgânica

Em 2022 já foram registrados 36 produtos de baixa toxicidade para o controle ...

Evento em Vitória destaca a importância da agricultura familiar capixaba

A agricultura familiar é uma das responsáveis por contribuir com os alimentos que ...

Avião caracterizado de abelha decola em homenagem aos maiores polinizadores do planeta

Piloto de aviões agrícolas há mais de 40 anos, José Paulo Garcia fez ...