Fórum de Desenvolvimento reúne lideranças estaduais e internacionais para discutir sustentabilidade

A 7ª edição do Fórum de Desenvolvimento está sendo em Brasília, no Distrito Federal. O evento é promovido anualmente pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), entidade composta pelos bancos de desenvolvimento, agências de fomento e cooperativas de crédito de todo o País, Finep e Sebrae.

A programação do fórum tem palestras, debates e mesas redondas com a equipe econômica dos candidatos à Presidência da República e integrantes de instituições financeiras de todo o mundo, incluindo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e Fundo Monetário Internacional (FMI).

Anúncio

Hoje, (15), o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) apresentou um case da sua experiência com a captação de US$ 30 milhões junto ao BID para o financiamento a micro, pequenas e médias empresas por meio da linha Bandes Retomada.

Anúncio

O diretor-presidente do banco capixaba, Munir Abud de Oliveira, explicou, em vídeo, como foi a experiência e como está sendo a aplicação dos quase R$ 160 milhões na economia capixaba. O relato do Bandes foi às 15h durante o painel “Cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável”.

“A linha Bandes Retomada vem para apoiar, com capital de giro, a empresa que quer crescer e deseja voltar a investir neste momento econômico. O banco de desenvolvimento capixaba entende seu papel e está atento a esses anseios, pois já temos percebido que há um aumento por essa busca”, explicou Munir Abud.

O Fórum do Desenvolvimento vai debater ainda uma agenda global comum aos cinco continentes, cujo objetivo é estimular o desenvolvimento e o relançamento da economia brasileira em bases sustentáveis, em sintonia com a Agenda 2030. Durante o evento, será apresentado o Plano ABDE 2030, documento criado pela entidade com ações concretas para impulsionar o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O evento tem apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e patrocínio da Agência Francesa de Desenvolvimento (Agence Française de Développement –AFD), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e do projeto FiBraS – Finanças Brasileiras Sustentáveis, da Agência Alemã de Cooperação (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ).

“Os associados da ABDE que integram o Sistema Nacional de Fomento estão sintonizados com essa agenda global de desenvolvimento e têm o compromisso de mobilizar recursos para financiar projetos que viabilizem uma transição para uma economia mais sustentável e inclusiva”, afirmou a presidente da ABDE, Jeanette Lontra.

A abertura do Fórum do Desenvolvimento contará com mesa redonda composta por lideranças de instituições financeiras de desenvolvimento. Entre elas a secretária geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), Rebeca Grynspan; a Gerente de Instituições para o Desenvolvimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Susana Guerra, a Diretora Geral Adjunta da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Marie-Hélène Loison, o Embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, o vice-presidente do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Jorge Arbache, a Coordenadora Residente das Nações Unidas no Brasil (ONU Brasil), Silvia Rucks; e o vice-presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI), Ricardo Mourinho Félix.

O segundo dia do evento, nesta quarta-feira (16) terá como tema “Impulsionando as missões do Brasil na agenda da sustentabilidade e inovação”. Serão seis painéis de discussão ao longo do dia, com as participações de presidentes de instituições financeiras de desenvolvimento, acadêmicos e representantes de entidades privadas.

Inscrições e programação completa do Fórum do Desenvolvimento:
https://www.forumdodesenvolvimento.com.br/

Fonte: Bandes

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Queijos da Canastra terão tecnologia francesa para dar mais segurança a consumidores

Fotos: Leandro Couri/Sebrae O consumidor brasileiro amante dos queijos Canastra (região Centro-Oeste de ...

Secretário do Turismo do Espírito Santo se reúne com ministro para fortalecer o setor

O secretário do Turismo do Espírito Santo, Philipe Lemos, se reuniu, ontem (23), ...

Projeto Marca Agro do Brasil pretende fortalecer a importância do setor nacional

Com o principal objetivo de tornar o agro uma paixão nacional, assim como ...

Empreendedores de especiarias capixabas fazem negócios durante Fruit Attraction

Empresas que produzem e comercializam o gengibre e a pimenta-do-reino no Espírito Santo ...

Sicoob é uma das três melhores instituições financeiras do país, diz ranking da Forbes

Foto: Reprodução/Sicoob Pelo segundo ano consecutivo, o Sicoob foi reconhecido como a terceira ...