Idaf alerta sobre cuidados para evitar a disseminação da raiva

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) reforça a importância da vacinação do rebanho contra a raiva. A doença, que pode afetar todos os mamíferos, incluindo humanos, é fatal. Portanto, a vacinação se torna a principal medida para evitar a propagação desse vírus perigoso.

Luiz Carlos Barboza Tavares, coordenador do Programa Nacional de Controle da Raiva em Herbívoros no Idaf, ressalta que a raiva apresenta um comportamento cíclico. Isso significa que, mesmo em períodos sem registros de casos, é fundamental que os produtores mantenham a vacinação em dia. “Como a vacinação não é obrigatória, muitos deixam de imunizar seus animais, o que provoca o aumento de casos. Quando a doença reaparece, a vacinação volta a crescer, reduzindo os casos novamente. O ideal é manter a vacinação anual para evitar surtos no rebanho”, explica Tavares.

Anúncio

A transmissão da raiva em herbívoros ocorre principalmente através de morcegos hematófagos. Por isso, o Idaf também realiza o controle desses morcegos em locais como grutas e currais, onde eles podem se alimentar dos animais. Caso haja suspeita de raiva ou ataque de morcegos, é fundamental informar o Idaf imediatamente pelo e-Sisbravet.

DIAGNÓSTICO – O Idaf conta com o único laboratório no Espírito Santo especializado no diagnóstico da raiva, oferecendo exames gratuitos para todos os municípios do estado. Em 2023, foram analisadas 548 amostras, com 79 resultados positivos. Este ano, já foram examinadas 336 amostras, com 47 casos confirmados, sendo 61,7% em animais de produção e 38,3% em morcegos.

Anúncio

SINTOMAS E CUIDADOS – A raiva afeta o sistema nervoso central dos animais, causando alterações de comportamento, perda de apetite, salivação excessiva, falta de coordenação motora e paralisia. Em cães e gatos, a agressividade também pode ser um sintoma. Ao notar esses sinais, é crucial não manipular os animais e comunicar imediatamente aos órgãos de vigilância sanitária.

Fonte: Idaf

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Sicoob ES é destaque no ranking de melhores empresas para trabalhar no Espírito Santo

Foto: Divulgação/Sicoob-ES O Sicoob ES figura mais uma vez entre os melhores lugares ...

Assembleia lança observatório AgroLegES para aproximar Legislativo capixaba do campo

Foto: Divulgação/Senar-ES A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) e a Federação da ...

Brasil e Bolívia firmam acordo para fortalecer criação da raça Nelore

Foto: Divulgação / Nelore Heringer A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil ...

Abacaxi com hora marcada: pesquisa do ES aumenta renda do produtor

Foto: Envato Uma pesquisa feita pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e ...

Robôs interativos e app oficial: saiba o que esperar do ESX 2025 em Vitória

Já pensou ser recepcionado por um robô que, além de dar boas-vindas, responde ...