Manual de Inseminação Artificial (IA) em bovinos é lançado gratuitamente para pecuaristas

Foto: Divulgação/ABS

A Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) está colocando no mercado um completo e atualizado manual de Inseminação Artificial (IA) em bovinos. O conteúdo aborda o histórico da biotécnica reprodutiva, as vantagens da inseminação artificial visando o melhoramento genético na pecuária, além de fornecer orientações técnicas para que o profissional de IA tenha sucesso no processo.

Anúncio

O manual foi totalmente atualizado por um time de especialistas, composto por Adolfo Firmo Ferreira, gerente de produção ABS Brasil e membro do Comitê RTs ASBIA; Lúcia Helena Rodrigues, consultora técnica na área de Reprodução Animal voltada para andrologia bovina e tecnologia de sêmen e membro do Comitê RTs ASBIA e Tatiana Issa Uherara Berton, responsável técnica da Tairana e membro Comitê RTs ASBIA. É um completo guia de orientação para o melhoramento genético para produção de carne e de leite no Brasil.

Anúncio

“Alguns cuidados são cruciais para realizar o procedimento de inseminação com sucesso. Caso alguns procedimentos não sejam perfeitamente seguidos, a taxa de prenhez do rebanho pode ser comprometida. Sabemos a importância da inseminação para evoluirmos com o melhoramento genético de forma contínua. O manual é uma importante ferramenta para o avanço constante”, informa Cristiano Botelho, executivo da ASBIA.

Em 60 páginas, a edição 2023 do manual de inseminação artificial reúne histórico, definição e vantagens da IA, orientações sobre manejo da propriedade, condições ideais das instalações para realização dos procedimentos, explicação técnica e ilustrada sobre o aparelho reprodutivo das fêmeas, formas de reconhecimento do cio e horários propícios para realização da IA, entre muitos outros tópicos para apoiar os usuários da tecnologia.

“O manual reúne muito conhecimento. Detalhamos porque alguns cios não devem ser aproveitados, os materiais necessários para realizar a inseminação, além da importância e os tipos de embalagem do sêmen, os cuidados no manuseio do botijão, a higiene necessária e a sequência correta a ser seguida”, completa Cristiano Botelho.

O conteúdo também vem com uma ficha para ser preenchida com informações sobre controle da inseminação artificial, além de calendário com datas relativas à previsão de parto das fêmeas bovinas. “O investimento em genética representa menos de 2% dos custos de produção de uma propriedade de pecuária e é o único insumo que deixa resíduos positivos e permanentes para as futuras gerações de animais. É dever da ASBIA democratizar esse conhecimento. O manual é mais um material com referências atuais e adaptado à realidade da pecuária brasileira”, completa o executivo da entidade.

Pedidos do Manual de Inseminação Artificial edição 2023 podem ser feitos pelo telefone: (34) 3333-1403 ou pelo e-mail: [email protected]. Fundada em novembro de 1974, a Asbia trabalha com o objetivo de difundir e fomentar o uso da inseminação artificial na pecuária nacional. Para isso, a entidade realiza ações visando a promoção e divulgação da técnica, colaborando com poderes governamentais. A Asbia também busca cooperar com o aperfeiçoamento e o desenvolvimento do setor empresarial, para ampliar o mercado e melhorar os sistemas de distribuição de seus produtos.

Fonte: Texto Comunicação

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Consumo de café solúvel cresce 5,3% no trimestre

Setor vem em expansão desde 2016; avanço reflete investimentos em qualidade, diversidade, formação ...

ES+Café irá promover imersão no universo da cafeicultura capixaba

A Feira ES+Café irá promover uma verdadeira imersão no universo da cafeicultura capixaba ...

Projeto entrega novas barracas a feirantes de Vitória

Foto: Marcos Salles Entrega das novas barracas das Feiras Livre Os feirantes que ...

Como plantar mais café em espaço reduzido?

O pesquisador do Incaper, Paulo Sérgio Volpi, destacou que o jardim clonal superadensado ...

Parceria estratégica do Sistema OCB busca fortalecer cadeia de lácteos

Foto: Reprodução / Sistema OCB Unidade nacional se reuniu com Conselho dos Exportadores ...