Mapa promove capacitação online sobre Programa de Sanidade dos Equídeos

As inscrições já estão abertas e o curso pode ser concluído em 60 dias

O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, por meio do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos do Departamento de Saúde Animal, da Secretária de Defesa Agropecuária, promove o curso de capacitação específica sobre Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos – PNSE. As inscrições já estão abertas.

A capacitação atende à Instrução Normativa MAPA nº 06/2018, que prevê as diretrizes gerais para prevenção, controle e erradicação do mormo no território nacional. De acordo com a IN, todas as amostras para testes com finalidade de trânsito de equídeos somente poderão ser colhidas por médico veterinário habilitado. Segundo a normativa, considera-se médico veterinário habilitado o profissional devidamente registrado no respectivo Conselho Regional de Medicina Veterinária e que tenha sido aprovado em capacitação específica sobre o PNSE, oferecida e organizada pelo Serviço Veterinário Oficial. 

Os interessados podem acessar o curso na plataforma e-Campo, disponibilizada pela Embrapa. A carga horária é de 20 horas e a capacitação deve ser concluída em no máximo 60 dias.

O curso traz apresentação das doenças-alvo do PNSE e o arcabouço legal, protocolos para diagnóstico oficial, aspectos de vigilância e notificação obrigatória, as responsabilidades do profissional habilitado e suas obrigações, especialmente sobre o fornecimento das informações contidas nas requisições e referentes à identificação individual do animal, além orientações gerais sobre os procedimentos a serem seguidos para o processo de habilitação dos médicos veterinários nas diversas unidades federativas.

O curso foi elaborado em parceria com a Embrapa, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Universidade Federal Rural de Pernambuco  (UFRPE), Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e Associação Brasileira dos Médicos Veterinários de Equinos (Abraveq).

Fonte: Mapa

Últimas notícias

Definidas condições para liberação de linha de crédito para cafeicultores atingidos por geadas

O Voto será submetido ao Conselho Monetário Nacional, para em seguida disponibilizar essa ...

Congresso das Mulheres do Agronegócio terá debate sobre “Bioeconomia” e a relação entre o progresso econômico e o meio-ambiente

Mesa-redonda reunirá representantes de diferentes elos da cadeia produtiva para discutir os melhores ...

Exportações do agronegócio batem recorde para setembro, com US$ 10,1 bilhões

O complexo soja e as carnes foram destaques nas exportações do mês, registrando ...

Lançadas as primeiras variedades de batata coloridas do Brasil

Chegam ao mercado nacional as primeiras variedades de batata coloridas desenvolvidas no Brasil ...

Cooperativa lança plataforma com o maior acervo digital do agro

A Cooperativa de Produtores Rurais (Coopercitrus) coloca no ar hoje (15), a maior ...