Mapa promove live com resultados de projeto de pesca sustentável do camarão

Evento trará resultados do REBYC II-LAC em 15 estados

 De 10 a 13 de agosto, será realizada a live “Pesca Sustentável do Camarão: Projeto REBYC II-LAC”, no canal da Enagro, no Youtube. O objetivo do evento é apresentar os principais resultados do projeto, incluindo os testes com Dispositivos Redutores de Fauna Acompanhante (BRDs) e as propostas dos Planos de Gestão da Pesca de Camarões para a costa brasileira.

A cada dia do evento serão abordadas, pelos pesquisadores do Projeto REBYC II – LAC e gestores da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Mapa, as propostas dos planos de gestão e os resultados com os experimentos de BRD conforme as características oceanográficas e de pescarias de cada região.

REBYC II-LAC – O projeto “Manejo Sustentável da Fauna Acompanhante na Pesca de Arrasto na América Latina e Caribe” – REBYC II-LAC -é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) para promover a gestão sustentável e a redução de desperdícios na pesca de camarões em seis países. No Brasil, o projeto é liderado pela Secretaria de Aquicultura e Pesca do Mapa. 

O projeto se concentra na aplicação da Abordagem Ecossistêmica na Gestão Pesqueira (AEGP) para construir propostas de Planos de Gestão da Pesca de Camarões, de maneira participativa, a partir do saber tradicional de pescadores e pescadoras de camarão. Foram realizadas mais de 60 oficinas participativas, abrangendo 156 comunidades pesqueiras, com quase 2.000 atores, incluindo o setor pesqueiro, pesquisadores e gestores governamentais e não governamentais das três esferas de governo. 

Programação

Veja como será a programação da live:

10/08 – Live REBYC II-LACNorte: apresentação dos resultados do Projeto REBYC II – LAC nos estados do Pará, Maranhão e Piauí.

11/08 – Live REBYC II-LAC Nordeste: apresentação dos resultados do Projeto REBYC II – LAC nos estados do Rio Grande do Norte, de Pernambuco, da Paraíba, de Alagoas, de Sergipe e norte da Bahia. 

12/08 – Live REBYC II-LAC Central: apresentação dos resultados do Projeto REBYC II – LAC nos estados da Bahia, do Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro.

13/08 – Live REBYC II-LAC Sudeste/Sul: apresentação dos resultados do Projeto REBYC II – LAC nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Fonte: Mapa

Últimas notícias

Incaper lança revista sobre Indicações Geográficas e Certificação na Agropecuária Capixaba

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou a ...

Açúcar: demanda fraca pressiona cotação do cristal

Os preços do açúcar cristal recuaram no mercado paulista, enquanto as negociações estiveram ...

Brasil bate recorde histórico em exportação de frutas em 2021

A demanda internacional aquecida, o clima favorável para a produtividade, a qualidade dos ...

Café solúvel quebra de recordes em 2021 e exporta para 98 países

Em mais um ano marcado pelo agravamento da pandemia mundial da Covid-19, que ...

Produtores rurais afetados pela alta temperatura e estiagem recebem orientação em SP

A Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) está ...