Mapa promove live com resultados de projeto de pesca sustentável do camarão

Evento trará resultados do REBYC II-LAC em 15 estados

 De 10 a 13 de agosto, será realizada a live “Pesca Sustentável do Camarão: Projeto REBYC II-LAC”, no canal da Enagro, no Youtube. O objetivo do evento é apresentar os principais resultados do projeto, incluindo os testes com Dispositivos Redutores de Fauna Acompanhante (BRDs) e as propostas dos Planos de Gestão da Pesca de Camarões para a costa brasileira.

A cada dia do evento serão abordadas, pelos pesquisadores do Projeto REBYC II – LAC e gestores da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Mapa, as propostas dos planos de gestão e os resultados com os experimentos de BRD conforme as características oceanográficas e de pescarias de cada região.

REBYC II-LAC – O projeto “Manejo Sustentável da Fauna Acompanhante na Pesca de Arrasto na América Latina e Caribe” – REBYC II-LAC -é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) para promover a gestão sustentável e a redução de desperdícios na pesca de camarões em seis países. No Brasil, o projeto é liderado pela Secretaria de Aquicultura e Pesca do Mapa. 

O projeto se concentra na aplicação da Abordagem Ecossistêmica na Gestão Pesqueira (AEGP) para construir propostas de Planos de Gestão da Pesca de Camarões, de maneira participativa, a partir do saber tradicional de pescadores e pescadoras de camarão. Foram realizadas mais de 60 oficinas participativas, abrangendo 156 comunidades pesqueiras, com quase 2.000 atores, incluindo o setor pesqueiro, pesquisadores e gestores governamentais e não governamentais das três esferas de governo. 

Programação

Veja como será a programação da live:

10/08 – Live REBYC II-LACNorte: apresentação dos resultados do Projeto REBYC II – LAC nos estados do Pará, Maranhão e Piauí.

11/08 – Live REBYC II-LAC Nordeste: apresentação dos resultados do Projeto REBYC II – LAC nos estados do Rio Grande do Norte, de Pernambuco, da Paraíba, de Alagoas, de Sergipe e norte da Bahia. 

12/08 – Live REBYC II-LAC Central: apresentação dos resultados do Projeto REBYC II – LAC nos estados da Bahia, do Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro.

13/08 – Live REBYC II-LAC Sudeste/Sul: apresentação dos resultados do Projeto REBYC II – LAC nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Fonte: Mapa

Últimas notícias

Revista Negócio Rural vence prêmio de jornalismo de Pernambuco

O cooperativismo conecta pessoas e também histórias. Que similaridade poderia haver entre as ...

Serenata Italiana será no próximo sábado (09) em Venda Nova do Imigrante

Relembrar os costumes dos primeiros imigrantes italianos que chegaram em Venda Nova do ...

Expoagro é uma das vitrines para o agronegócio de Mato Grosso

Mato Grosso é destaque internacional quando se trata de agronegócio. E a Capital ...

Colheita de uva é sucesso em Linhares

Ao menos de quatro mil pessoas passaram pelo parreiral de uva do Polo ...

Conheça o vencedor do 1º Concurso de Café Conilon de Jaguaré

O ganhador do 1º Concurso de Café Conilon de Jaguaré foi conhecido neste ...