Mostra ExpoVespa está aberta à visitação em Santa Teresa

Os moradores de Santa Teresa podem conferir até o dia 27 de maio, na sede do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), a Expovespa – Harmonia do caos: entre o real e o fantástico mundo das vespas parasitoidesAvisitação é gratuita e pode ser feita de terça-feira a domingo, das 8 às 17 horas.

Organizada pelo Laboratório de Popularização da Ciência (LabPop) da Ufes em parceria com o Núcleo de Excelência em Sistemática de Bethylidaee (Nesb), a exposição tem apoio do INMA e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Santa Teresa.

Anúncio

“A exposição aposta na popularização da ciência por meio da arte. A mostra conta com peças artísticas inspiradas no mundo das vespas e também exemplares naturais, buscando despertar no público, sobretudo em crianças e jovens estudantes, interesse e encanto por esses insetos extraordinários e também nas artes”, destaca a professora do Departamento de Ciências Biológicas e coordenadora da exposição, Viviana Corte.

As vespas parasitoides são insetos muito pouco estudados e conhecidos, inclusive na ciência, e são muito importantes para o controle ambiental, ecossistêmico e biológico contra as pragas, pois ingerem outros insetos. Atualmente, são conhecidas mais de 100 mil espécies, isto é, 15 vezes mais que espécies de mamíferos. 

Anúncio

Na exposição estão 15 exemplares de vespas capixabas. Também foram adicionados à mostra quadros e esculturas produzidos por estudantes dos cursos de artes plásticas, artes visuais, publicidade, ciências biológicas e pessoas da comunidade externa à Ufes.  

Em 2023, a Mostra Expovespa foi apresentada no hall da Biblioteca Central, no campus de Goiabeiras, e integrou a programação da Semana do Conhecimento, atraindo a atenção de centenas de estudantes.

Fonte: Ufes

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Cooperativa se preparara para inaugurar unidade que vai processar 20 toneladas de tilápia por dia 

Foto: Divulgação/Coopram Julio Huber A força da agricultura familiar das montanhas capixabas acaba de ganhar ...

Governo flexibiliza certificação de armazéns para ampliar capacidade no campo

Foto: Freepik A sanção da Lei nº 15.429/2026 pelo presidente Luiz Inácio Lula ...

Pecuária leiteira capixaba aposta em tecnologia para reduzir emissões e aumentar sustentabilidade

Foto: Divulgação/Incaper A busca por uma produção de leite mais sustentável tem levado ...

Citricultura movimenta quase R$ 150 milhões e fortalece agricultura em 62 municípios capixabas

Foto: Freepik Celebrado em 8 de junho, o Dia do Citricultor destaca a ...

O agroturismo que transforma o campo e inspira o Brasil

O agroturismo que transforma o campo e inspira o Brasil O que começou ...