“O Reino de Agrus” busca aproximar as crianças do agronegócio brasileiro

Usar o lúdico para ensinar. Esse é o objetivo do audiobook “O Reino de Agrus”, um projeto encabeçado e produzido pelo “Todos a Uma Só Voz”, movimento que conta com a participação de diversas entidades do agronegócio para unir toda a cadeia produtiva em uma única plataforma de comunicação.

“O Reino de Agrus” é uma história que conta a lenda de um povo o qual tinha a agricultura e a pecuária como suas principais fontes de sobrevivência. É um storytelling que narra o cotidiano dos personagens e suas atividades que buscam ajudar o povo do reino, com soluções que são originadas do agro.

Continua após o anúncio

“Quando iniciamos os projetos do movimento tínhamos em mente que era necessário pensar em uma ação direcionada às crianças e aos jovens, visando aproximá-los do setor, com informações relevantes e que mostrassem a importância do agro para a vida de toda a sociedade. Assim nasceu a ideia de levarmos, por meio do conto de fadas, essa mensagem às novas gerações”, explica o coordenador do projeto, Ricardo Nicodemos, que é diretor da RV Mondel e também vice-presidente executivo da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), uma das entidades que apoiam o movimento.

Na fase de pesquisas, planejamento e construção do movimento, foram entrevistadas crianças, que foram questionadas sobre como são produzidos o leite de caixinha e a batata frita. As respostas, invariavelmente se limitavam a dizer “a mamãe compra no mercado”, mas não mencionavam a plantação e colheita da batata no campo e nem tampouco a ordenha das vacas, o que reforçou a importância de uma ação direcionada a esse público. 

Com o desenvolvimento do projeto, percebeu-se que a história acaba cativando não só as crianças, mas também os adultos. “Entendemos que essa é uma forma lúdica de transferir conhecimento e informação baseada em pesquisa para todos os brasileiros, qualquer que seja a faixa etária, classe social ou a ocupação profissional”, destaca Nicodemos.

A história é contada em capítulos, que são baseados em uma cultura agrícola, um tipo de rebanho ou um segmento específico do agro. Além disso, abordará temas como sustentabilidade, meio ambiente e segurança alimentar, com uma linguagem leve e envolvente.

“O audiobook se tornou um poderoso recurso para ensinar as crianças e os jovens sobre a importância que o agronegócio tem em nossas vidas. Ao mesmo tempo em que é uma forma de destacar e valorizar o trabalho do campo, especialmente o dos pequenos e médios produtores”, afirma Nicodemos.

Primeiro episódio no ar

Com o objetivo de apresentar os personagens e contar um pouco sobre as atividades do Reino, o primeiro episódio traz uma introdução sobre a história e conta sobre o estranho sonho do Rei Amós, um líder responsável e muito cuidadoso com seu povo.

Preocupado, o rei chama o seu conselheiro, o Mago Antares, um senhor muito inteligente e que sempre tem a solução para os problemas, para ajudá-lo a decifrar seu sonho e entender se deveria se preocupar com a mensagem.

Além disso, a história ainda conta com outros personagens, como a Rainha Ester, uma mulher negra e caridosa com a população carente, que criou programas de apoio às mulheres; o João Bovis, um pecuarista que tem propriedades com diversos rebanhos: gado de corte, gado de leite, suínos e aves e atua em diversas associações, mas tem aversão por coisas novas e a Maria do Campo, uma produtora rural que cultiva grãos e hortifrútis, também atuante no mercado e entidades, mas com pensamentos modernos.

Quem se interessar em conhecer e acompanhar as aventuras dos moradores de “O Reino de Agrus”, pode acessar o site do “Todos a Uma Só Voz” e conferir o primeiro episódio, que já está disponível clicando aqui.

TODOS A UMA SÓ VOZ – Lançado oficialmente em fevereiro de 2021, o movimento Todos a Uma Só Voz surgiu para conectar o agronegócio e o consumidor final. Ele reúne as principais lideranças do setor e tem uma atuação diversificada que trazem maior empatia por quem atua no campo.

O Movimento conta com o apoio institucional da ABAG, ABCC, ABIARROZ, ABIEC, ABITRIGO, ABMRA, ABPA, ABRALEITE, AMA BRASIL, ANDAV, ASBRAM, FENEP, IBÁ e SNA. Tem o apoio comercial das empresas Agroline, Attuale, Coelho&Morello, Lamarca, RCom, TrahLahLah e Companhia de Estágios. Tem diversos veículos de comunicação e o patrocínio da CropLife.

Fonte: Attuale Comunicação

Últimas notícias

Avião caracterizado de abelha decola em homenagem aos maiores polinizadores do planeta

Piloto de aviões agrícolas há mais de 40 anos, José Paulo Garcia fez ...

Cobra aparece em pátio de prefeitura e é capturada pela Polícia Ambiental

Policiais do Batalhão de Policia Ambiental (BPMA), em Afonso Cláudio, foram acionados para ...

Até quando vai o frio?

De acordo com a Climatempo, a posição da massa de ar polar ainda ...

Exportações do agronegócio em abril alcançam recorde para o mês

As exportações do agronegócio brasileiro em abril totalizaram US$ 14,86 bilhões, valor recorde ...

Crimes ambientais são flagrados e embargados em Marechal Floriano

Uma nova fase da “Operação Curupira”, que visa coibir crimes ambientais no Espírito ...