“O Reino de Agrus” busca aproximar as crianças do agronegócio brasileiro

Usar o lúdico para ensinar. Esse é o objetivo do audiobook “O Reino de Agrus”, um projeto encabeçado e produzido pelo “Todos a Uma Só Voz”, movimento que conta com a participação de diversas entidades do agronegócio para unir toda a cadeia produtiva em uma única plataforma de comunicação.

“O Reino de Agrus” é uma história que conta a lenda de um povo o qual tinha a agricultura e a pecuária como suas principais fontes de sobrevivência. É um storytelling que narra o cotidiano dos personagens e suas atividades que buscam ajudar o povo do reino, com soluções que são originadas do agro.

Anúncio

“Quando iniciamos os projetos do movimento tínhamos em mente que era necessário pensar em uma ação direcionada às crianças e aos jovens, visando aproximá-los do setor, com informações relevantes e que mostrassem a importância do agro para a vida de toda a sociedade. Assim nasceu a ideia de levarmos, por meio do conto de fadas, essa mensagem às novas gerações”, explica o coordenador do projeto, Ricardo Nicodemos, que é diretor da RV Mondel e também vice-presidente executivo da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), uma das entidades que apoiam o movimento.

Anúncio

Na fase de pesquisas, planejamento e construção do movimento, foram entrevistadas crianças, que foram questionadas sobre como são produzidos o leite de caixinha e a batata frita. As respostas, invariavelmente se limitavam a dizer “a mamãe compra no mercado”, mas não mencionavam a plantação e colheita da batata no campo e nem tampouco a ordenha das vacas, o que reforçou a importância de uma ação direcionada a esse público. 

Com o desenvolvimento do projeto, percebeu-se que a história acaba cativando não só as crianças, mas também os adultos. “Entendemos que essa é uma forma lúdica de transferir conhecimento e informação baseada em pesquisa para todos os brasileiros, qualquer que seja a faixa etária, classe social ou a ocupação profissional”, destaca Nicodemos.

A história é contada em capítulos, que são baseados em uma cultura agrícola, um tipo de rebanho ou um segmento específico do agro. Além disso, abordará temas como sustentabilidade, meio ambiente e segurança alimentar, com uma linguagem leve e envolvente.

“O audiobook se tornou um poderoso recurso para ensinar as crianças e os jovens sobre a importância que o agronegócio tem em nossas vidas. Ao mesmo tempo em que é uma forma de destacar e valorizar o trabalho do campo, especialmente o dos pequenos e médios produtores”, afirma Nicodemos.

Primeiro episódio no ar

Com o objetivo de apresentar os personagens e contar um pouco sobre as atividades do Reino, o primeiro episódio traz uma introdução sobre a história e conta sobre o estranho sonho do Rei Amós, um líder responsável e muito cuidadoso com seu povo.

Preocupado, o rei chama o seu conselheiro, o Mago Antares, um senhor muito inteligente e que sempre tem a solução para os problemas, para ajudá-lo a decifrar seu sonho e entender se deveria se preocupar com a mensagem.

Além disso, a história ainda conta com outros personagens, como a Rainha Ester, uma mulher negra e caridosa com a população carente, que criou programas de apoio às mulheres; o João Bovis, um pecuarista que tem propriedades com diversos rebanhos: gado de corte, gado de leite, suínos e aves e atua em diversas associações, mas tem aversão por coisas novas e a Maria do Campo, uma produtora rural que cultiva grãos e hortifrútis, também atuante no mercado e entidades, mas com pensamentos modernos.

Quem se interessar em conhecer e acompanhar as aventuras dos moradores de “O Reino de Agrus”, pode acessar o site do “Todos a Uma Só Voz” e conferir o primeiro episódio, que já está disponível clicando aqui.

TODOS A UMA SÓ VOZ – Lançado oficialmente em fevereiro de 2021, o movimento Todos a Uma Só Voz surgiu para conectar o agronegócio e o consumidor final. Ele reúne as principais lideranças do setor e tem uma atuação diversificada que trazem maior empatia por quem atua no campo.

O Movimento conta com o apoio institucional da ABAG, ABCC, ABIARROZ, ABIEC, ABITRIGO, ABMRA, ABPA, ABRALEITE, AMA BRASIL, ANDAV, ASBRAM, FENEP, IBÁ e SNA. Tem o apoio comercial das empresas Agroline, Attuale, Coelho&Morello, Lamarca, RCom, TrahLahLah e Companhia de Estágios. Tem diversos veículos de comunicação e o patrocínio da CropLife.

Fonte: Attuale Comunicação

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Queijos da Canastra terão tecnologia francesa para dar mais segurança a consumidores

Fotos: Leandro Couri/Sebrae O consumidor brasileiro amante dos queijos Canastra (região Centro-Oeste de ...

Secretário do Turismo do Espírito Santo se reúne com ministro para fortalecer o setor

O secretário do Turismo do Espírito Santo, Philipe Lemos, se reuniu, ontem (23), ...

Projeto Marca Agro do Brasil pretende fortalecer a importância do setor nacional

Com o principal objetivo de tornar o agro uma paixão nacional, assim como ...

Empreendedores de especiarias capixabas fazem negócios durante Fruit Attraction

Empresas que produzem e comercializam o gengibre e a pimenta-do-reino no Espírito Santo ...

Sicoob é uma das três melhores instituições financeiras do país, diz ranking da Forbes

Foto: Reprodução/Sicoob Pelo segundo ano consecutivo, o Sicoob foi reconhecido como a terceira ...