Palestras estimulam produtoras rurais a participarem da Comissão das Mulheres do Agro Capixaba

Produtoras rurais do Espírito Santo se reuniram em três cidades do interior do estado em encontros que visam estimular a criação e participação das produtoras na Comissão das Mulheres do Agro Capixaba.

Realizadas pela Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), o intuito das reuniões é primeiramente apresentar a Comissão Nacional de Mulheres do Agro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e, dessa forma, fomentar a ideia de uma comissão estadual.

Anúncio

As palestras são ministradas pela representante capixaba da Comissão Nacional e presidente do Sindicato Rural de Guarapari, Mariana Paganini. “Esse projeto de mobilização tem como objetivo estimular a participação ativa das mulheres. Apresentamos uma ‘palestra dinâmica’, iniciativa que promove um formato interativo e participativo, adaptando-se ao ritmo e à colaboração das convidadas durante o evento”, explica.

Anúncio

Até o momento, os encontros aconteceram em Irupi, na região do Caparaó, Itarana e Baixo Guandu, no noroeste do estado. Vinculadas ao agro e ao sistema sindical rural, as convidadas são ouvidas, a fim de que seus relatos sejam utilizados para estruturar o Plano de Ação da Comissão Estadual. “A ideia é ajustar o modelo da Comissão da CNA para a nossa realidade”, ressalta Mariana.

Comissão das Mulheres do Agro

Estruturada por representantes das Federações de Agricultura e Pecuária dos Estados, a Comissão Nacional das Mulheres do Agro visa aumentar a participação das mulheres no Sistema Sindical, além de desenvolver a capacidade de liderança no setor agropecuário.

A representante capixaba explica a necessidade de fazer com que a voz dessas mulheres seja ouvida. “Frequentemente, essas mulheres não reconhecem sua própria identidade, especialmente em um ambiente predominantemente masculino onde o machismo estrutural é uma realidade. É aqui que entramos, pois buscamos dar visibilidade à Mulher do Agro”, aponta Mariana.

O Sistema Faes / Senar-ES / Sindicatos Rurais realiza os encontros no estado, visando a futura criação da Comissão das Mulheres do Agro Capixaba, que também contará com a colaboração do Sistema.

Fórum da Liderança Sindical Feminina

A CNA realizará no dia 3 de julho, o Fórum da Liderança Sindical Feminina, na sede em Brasília (DF), com o objetivo de ampliar as oportunidades de atuação feminina nos cenários políticos, técnicos e institucionais.

O evento, organizado pela Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA, vai reunir as representantes das Comissões Estaduais das Mulheres do Agro, incluindo Mariana Paganini como representante do Espírito Santo, além de lideranças sindicais rurais femininas.

De acordo com a presidente da Comissão, Stéphanie Ferreira, o fórum é um marco para o movimento sindical rural feminino no Brasil. “É a oportunidade de promover a interação entre todas as mulheres que trabalham nos seus estados e municípios pela ampliação do protagonismo sindical feminino”, destaca.

A programação conta com a realização de painéis em formato de mesa redonda e uma oficina sobre representatividade rural. O evento terá, ainda, um espaço de vivência, onde as participantes vão poder trocar experiências e ter mais informações sobre a participação das mulheres no setor agropecuário brasileiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

62% dos navios para exportação de café registram atrasos em junho

De acordo com um levantamento do Cecafé, realizado com exportadores responsáveis por 77% ...

Banestes disponibiliza R$ 1 bilhão para o Plano Safra 2024/2025

Foto: Divulgação O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) anunciou, na manhã ...

Saiba como é a produção de mudas in vitro

Está disponível no canal do YouTube do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica ...

Concurso irá premiar as 10 melhores fotos e vídeos das montanhas capixabas

Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem Chegou a hora de revelar os segredos mais bem ...

Cafeicultura sustentável torna Seguro Rural mais barato

Foto: NKG-Stockler Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Conselho Nacional do Café ...