Programa de capacitação ensina moradoras de Cachoeirinha a administrarem o próprio negócio

Foto: Divulgação

Administrar o próprio negócio é uma ferramenta fundamental para o empreendedorismo. Por isso, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) desenvolve o programa de capacitação Mulheres em Campo.

Anúncio

O programa, que faz parte do projeto Capacitação Rural, da Semap, acontece na localidade de Cachoeirinha, zona rural de Cariacica. O objetivo é capacitar mulheres para que elas possam produzir e comercializar produtos como bolos, doces, biscoitos e salgados, além de fortalecer cada vez mais as produtoras rurais.

Anúncio

São cinco aulas, uma por semana. O curso tem carga horária total de 40 horas. Elas aprendem noções de comercialização, negociação, atendimento, faturamento, conhecimento e desenvolvimento pessoal, de persuasão, conquista dos clientes, entre outras disciplinas.

Crislaina Lirio Santos é uma das alunas do curso. Ela é produtora rural de Cachoeirinha e trabalha na Fábrica de Salgados das Mininas. “O curso é muito bom porque estou aprendendo técnicas de investimentos, a renda que precisa ser reservada, além de fazer levantamentos de ingredientes de forma mais detalhada”, afirmou.

“O curso é maravilhoso! Estou aprendendo muitas técnicas nas quais eu não sabia, como precificação dos produtos e melhor elaboração das embalagens, pois trabalho com biscoitos e salgados”, disse a produtora rural Nila Aparecida Raimundo Rangel.

A instrutora do Senar, Cecília Bettero, destacou a importância de empreender. “Capacitar mulheres para um processo empreendedor é fundamental desde o início até a prática da comercialização, além de fortalecer e empoderar cada vez mais a mulher do campo, gerar renda e o desenvolvimento das comunidades”, comentou.

“O programa de capacitação Mulheres em Campo faz com que as produtoras rurais aprendam técnicas voltadas para a agroindústria, geração do próprio negócio, comercialização, além de trazer uma renda extra e valorização da zona rural e das famílias que aqui vivem”, completou o secretário de Agricultura e Pesca Nilson Teixeira.

Os próximos encontros do programa de capacitação Mulheres em Campo acontecem nos dias 23 e 29 de maio, das 8h às 16 horas, também na localidade de Cachoeirinha.

Fonte: Prefeitura de Cariacica

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Capixaba é eleito o melhor criador e expositor na Megaleite 2024 na categoria CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir

Encerrada a 19ª edição da Megaleite no último sábado (15), a Associação Brasileira ...

Equipamento promete secagem de cafés especiais em menos de 24 horas

Tecnologia desenvolvida pela Dryeration, foi testada e aprovada por produtores da Alta Mogiana ...

Bahia Farm Show 2024 bate novo recorde de público

A 18ª edição da Bahia Farm Show atinge um novo recorde de público. ...

Praga inexistente no Brasil é identificada em fruta que vinha dos Estados Unidos

Uma carga com 576 quilos de pêssegos importados dos Estados Unidos foi barrada ...

Salmonella gera impacto na avicultura e preocupa produtores

Foto: Envato O impacto das salmoneloses assusta os produtores pela sua contaminação. A ...