Programa de capacitação ensina moradoras de Cachoeirinha a administrarem o próprio negócio

Foto: Divulgação

Administrar o próprio negócio é uma ferramenta fundamental para o empreendedorismo. Por isso, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) desenvolve o programa de capacitação Mulheres em Campo.

Anúncio

O programa, que faz parte do projeto Capacitação Rural, da Semap, acontece na localidade de Cachoeirinha, zona rural de Cariacica. O objetivo é capacitar mulheres para que elas possam produzir e comercializar produtos como bolos, doces, biscoitos e salgados, além de fortalecer cada vez mais as produtoras rurais.

Anúncio

São cinco aulas, uma por semana. O curso tem carga horária total de 40 horas. Elas aprendem noções de comercialização, negociação, atendimento, faturamento, conhecimento e desenvolvimento pessoal, de persuasão, conquista dos clientes, entre outras disciplinas.

Crislaina Lirio Santos é uma das alunas do curso. Ela é produtora rural de Cachoeirinha e trabalha na Fábrica de Salgados das Mininas. “O curso é muito bom porque estou aprendendo técnicas de investimentos, a renda que precisa ser reservada, além de fazer levantamentos de ingredientes de forma mais detalhada”, afirmou.

“O curso é maravilhoso! Estou aprendendo muitas técnicas nas quais eu não sabia, como precificação dos produtos e melhor elaboração das embalagens, pois trabalho com biscoitos e salgados”, disse a produtora rural Nila Aparecida Raimundo Rangel.

A instrutora do Senar, Cecília Bettero, destacou a importância de empreender. “Capacitar mulheres para um processo empreendedor é fundamental desde o início até a prática da comercialização, além de fortalecer e empoderar cada vez mais a mulher do campo, gerar renda e o desenvolvimento das comunidades”, comentou.

“O programa de capacitação Mulheres em Campo faz com que as produtoras rurais aprendam técnicas voltadas para a agroindústria, geração do próprio negócio, comercialização, além de trazer uma renda extra e valorização da zona rural e das famílias que aqui vivem”, completou o secretário de Agricultura e Pesca Nilson Teixeira.

Os próximos encontros do programa de capacitação Mulheres em Campo acontecem nos dias 23 e 29 de maio, das 8h às 16 horas, também na localidade de Cachoeirinha.

Fonte: Prefeitura de Cariacica

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Espírito Santo mapeia sabores únicos de seus queijos artesanais

Foto: Erica Frank Uliana/Seag A qualidade dos queijos artesanais do Espírito Santo está ...

Brasil exporta suínos reprodutores de elite via aérea para a Colômbia

Foto: Agroceres PIC Em 2023, país passou a importar animais do topo da ...

Espírito Santo atinge marca inédita de 3,6 bilhões de dólares em exportações agrícolas

Foto: Freepik As exportações do agronegócio no Espírito Santo alcançaram um marco histórico ...

Agricultura familiar recebe 37% dos recursos da alimentação escolar no Espírito Santo

Técnicos que atuam na aquisição de produtos da alimentação escolar conhecem de perto ...

Setor de origem animal celebra 80 mil certificados com assinatura digital

Foto: Freepik Implementação do CSN começou em abril de 2024 com o objetivo ...