Programa leva informação sobre prevenção do câncer de mama para mulheres rurais

Outubro marca o início de um movimento poderoso: o Outubro Rosa. Mais do que uma campanha, é um chamado à conscientização, lembrando às mulheres da importância de cuidar de si mesmas e, sobretudo, de detectar precocemente o câncer de mama. E no Espírito Santo, esse compromisso ganha ainda mais força com o Programa de Saúde da Mulher Rural, do Sistema Faes/Senar-ES/Sindicatos Rurais, que leva conhecimento e cuidado para as mulheres do campo.

A essência do programa é simples: educação e prevenção. Ele percorre as comunidades rurais do interior capixaba, trazendo informações essenciais e abrindo portas para uma nova forma de olhar para a própria saúde. É uma oportunidade para que essas mulheres, que muitas vezes colocam o bem-estar de suas famílias à frente do próprio, possam se reconectar com o autocuidado.

Anúncio

“O Programa de Saúde da Mulher não se limita a uma data. Estamos presentes o ano inteiro, ajudando essas mulheres a perceberem a importância de cuidar de si mesmas”, ressalta Letícia Toniato, superintendente do Senar-ES. E não é só sobre saúde física. A cada edição, o programa oferece, além de palestras, um dia dedicado à beleza e à autoestima. Um corte de cabelo, uma massagem ou um simples design de sobrancelhas se transformam em gestos de empoderamento, lembrando-as de que também merecem esse carinho.

Anúncio

Nos municípios por onde passa, o programa proporciona momentos de aprendizado e realiza exames importantes, como o preventivo que detecta sinais precoces do câncer de colo do útero. E enquanto buscam incluir exames para o câncer de mama, a equipe do Senar-ES segue promovendo conscientização, ensinando o autoexame e reforçando a importância de buscar ajuda médica.

Munik Muniz, responsável pelo projeto, vê o impacto além da saúde. “É um resgate da autoestima dessas mulheres que, no meio da correria do dia a dia, muitas vezes esquecem de si mesmas”, comenta. E é por isso que o programa acontece aos sábados, quando elas podem, enfim, se dedicar um pouco mais a si mesmas.

Combinando saúde, educação e amor-próprio, o Programa de Saúde da Mulher Rural vai muito além de uma campanha. Ele é um abraço contínuo, que, durante todo o ano, reforça a importância de cuidar de quem cuida.

Fonte: Senar-ES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Conheça os cafés capixabas finalistas do Prêmio ‘Coffee Of The Year’ 2024

Foto: Juan Pablo Serrano/Pexels O Espírito Santo chega com força ao prêmio nacional ...

Parques Estaduais abertos durante o feriado de Finados

Neste sábado (02), Dia de Finados, os parques estaduais do Espírito Santo estarão ...

Cariacica abre chamada pública para aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar

A Prefeitura de Cariacica lançou por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEME) ...

Negócio Rural recebe quatro indicações no 17° Prêmio de Jornalismo Cooperativista

A Negócio Rural recebeu quatro indicaçôes ao Prêmio de Jornalismo Cooperativista 2024: radiojornalismo, ...

Nater Coop é reconhecida e consolida posição entre as maiores empresas do Estado

Cooperativa capixaba celebra 60 anos com reconhecimento por desempenho e liderança no ranking ...