Programa leva informação sobre prevenção do câncer de mama para mulheres rurais

Outubro marca o início de um movimento poderoso: o Outubro Rosa. Mais do que uma campanha, é um chamado à conscientização, lembrando às mulheres da importância de cuidar de si mesmas e, sobretudo, de detectar precocemente o câncer de mama. E no Espírito Santo, esse compromisso ganha ainda mais força com o Programa de Saúde da Mulher Rural, do Sistema Faes/Senar-ES/Sindicatos Rurais, que leva conhecimento e cuidado para as mulheres do campo.

A essência do programa é simples: educação e prevenção. Ele percorre as comunidades rurais do interior capixaba, trazendo informações essenciais e abrindo portas para uma nova forma de olhar para a própria saúde. É uma oportunidade para que essas mulheres, que muitas vezes colocam o bem-estar de suas famílias à frente do próprio, possam se reconectar com o autocuidado.

Anúncio

“O Programa de Saúde da Mulher não se limita a uma data. Estamos presentes o ano inteiro, ajudando essas mulheres a perceberem a importância de cuidar de si mesmas”, ressalta Letícia Toniato, superintendente do Senar-ES. E não é só sobre saúde física. A cada edição, o programa oferece, além de palestras, um dia dedicado à beleza e à autoestima. Um corte de cabelo, uma massagem ou um simples design de sobrancelhas se transformam em gestos de empoderamento, lembrando-as de que também merecem esse carinho.

Nos municípios por onde passa, o programa proporciona momentos de aprendizado e realiza exames importantes, como o preventivo que detecta sinais precoces do câncer de colo do útero. E enquanto buscam incluir exames para o câncer de mama, a equipe do Senar-ES segue promovendo conscientização, ensinando o autoexame e reforçando a importância de buscar ajuda médica.

Anúncio

Munik Muniz, responsável pelo projeto, vê o impacto além da saúde. “É um resgate da autoestima dessas mulheres que, no meio da correria do dia a dia, muitas vezes esquecem de si mesmas”, comenta. E é por isso que o programa acontece aos sábados, quando elas podem, enfim, se dedicar um pouco mais a si mesmas.

Combinando saúde, educação e amor-próprio, o Programa de Saúde da Mulher Rural vai muito além de uma campanha. Ele é um abraço contínuo, que, durante todo o ano, reforça a importância de cuidar de quem cuida.

Fonte: Senar-ES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Espírito Madeira 2025 reúne negócios, design e inovação na serra do Espírito Santo

Foto: Divulgação A 3ª edição da Espírito Madeira – Design de Origem já ...

Geada intensa atinge Centro-Sul com avanço de massa de ar polar

Foto: Climatempo Uma forte massa de ar polar avança sobre o Centro-Sul do ...

Colheita de café no Brasil pressiona preços e será tema de encontro de gestão em Campinas

Foto: Divulgação A colheita da nova safra de café no Brasil já pressiona ...

Queijo colonial do Sudoeste do Paraná obtém Indicação Geográfica e fortalece economia local

Foto: Freepik O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou na Revista da ...

Brasil amplia exportações de subprodutos animais para Rússia e União Econômica Euroasiática

Foto: Freepik O governo brasileiro confirmou a aprovação do modelo de Certificado Sanitário ...