Projeto estimula compra da agroindústria local

Foto: Freepik

Empresas terceirizadas que fornecem alimentos poderão ser obrigadas a adquirir percentual mínimo de produtores rurais capixabas

Empresas terceirizadas que prestam serviços de fornecimento de alimentação através de cozinha industrial para atender hospitais, presídios, escolas e outras unidades do governo estadual deverão adquirir 20% de produtos de origem animal e 20% de origem vegetal das agroindústrias do Espírito Santo. É o que prevê o Projeto de Lei (PL) 326/2024, protocolado na Assembleia Legislativa (Ales) pela deputada Raquel Lessa (PP).

Anúncio

Tais porcentagens deverão constar nos contratos celebrados entre as empresas e o poder público. Os contratos vigentes deverão prever – em caso de aditivo que prorrogue a sua vigência – o cumprimento dessa medida. A comprovação do percentual será verificada mensalmente pelos fiscais do contrato, conforme e sob as penas da lei de licitações.

Para a parlamentar, a proposição é “extremamente benéfica” para o estado, pois estimula a economia local ao garantir mercado consumidor para os produtores rurais do Espírito Santo, principalmente, os pequenos. “Ao gerar emprego e renda, a proposta contribui para fortalecer a economia capixaba”, afirma.

Anúncio

 Foto: Lucas S. Costa

Raquel Lessa considera medida importante para geração de mercado consumidor para produtos locais

Lessa ainda reforça que a iniciativa traz ganhos relacionados à segurança alimentar de crianças e pacientes com o fornecimento de alimentos frescos e livres de agrotóxicos, promove a diminuição de custos com frete e armazenamento ao adquirir mercadorias de produtores locais, e contribui com a sustentabilidade com a redução da emissão de gases do efeito estufa decorrente do transporte rodoviário de longas distâncias.

As empresas que descumprirem as disposições estabelecidas estarão sujeitas às sanções previstas na legislação vigente, incluindo multas, suspensão temporária de participação em licitações e declaração de inidoneidade para contratar com a administração pública.

Caso o PL seja aprovado e vire lei, a nova legislação entra em vigor 90 dias após sua publicação em diário oficial.

TRAMITAÇÃO – A matéria foi encaminhada para análise das comissões de Justiça, Saúde, Educação, Agricultura, Assistência Social e Finanças. Contudo, foi considerada inconstitucional pela Procuradoria da Casa por invadir a competência privativa da União de legislar sobre normas gerais de licitações e contratações.

Acompanhe a tramitação do PL 326/2024

Fonte: Ales

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Clima no Brasil: frente fria e calor extremo marcam fim de maio

Fonte: modelo ECMWF A segunda quinzena de maio de 2025 será marcada por ...

Semana do MEI 2025 tem cursos gratuitos e histórias inspiradoras no ES

Foto: Divulgação O Espírito Santo se prepara para mais uma edição da Semana ...

Ifes conquista patente verde com tecnologia que economiza 70% de água na agricultura

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) conquistou a sua segunda patente verde, ...

Concurso nacional reconhecerá os melhores chás do Brasil

Foto: Freepik Estão abertas, até o próximo dia 23, as inscrições para a ...

Profissionais de saúde e instrutores do agro podem realizar credenciamento no Senar-ES

Foto: Senar-ES Estão abertas as inscrições para o credenciamento de prestadores de serviços ...