RuralturES terá espaço para exposições ampliado em 40%

2021_11_27 – Brasil – ES – Venda Nova do Imigrante – Feira Ruraltures em Venda Nova do Imigrante – Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem

Faltam dois meses para a 2ª edição da Feira Estadual de Turismo Rural (RuralturES) e os preparativos seguem firmes para o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau entregar um evento ainda mais completo ao público. A feira será de 15 a 18 de setembro, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão), em Venda Nova do Imigrante.

Na última quinta-feira (07), no auditório do Senac Venda Nova, o Convention, juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES), a Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures) e a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante reuniram empreendedores e autoridades estaduais e dos dez municípios associados, além de parceiros, para o lançamento oficial da edição 2022.

O público conheceu a planta da feira e soube, em primeira mão, que o espaço para exposições será ampliado em 40% este ano. Quem fez o anúncio foi o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo. “Setenta expositores terão oportunidade na 2ª RuralturES. Inauguramos a temática do Turismo de Experiências em 2021, com a profissionalização de 21 empreendedores, e fizemos toda exposição da região para o público entender o que está acontecendo nessa área. A região de montanhas firou  referência no Brasil em turismo de experiências e podem receber recursos do Sebrae Nacional para se desenvolver como polo de inteligência na área”, destacou Rigo.

A ampliação do espaço tem em vista a abertura da área de eventos para mais cervejarias artesanais, ofertas de experiências de ecoturismo e turismo de aventura, em parceria com o Instituto Marcos Daniel; inovações em turismo rural por meio da gastronomia típica e a exposição de flores, aproveitando o início da primavera.

Segundo a secretária executiva do Convention, Andréia Rosa, no caso das flores, o objetivo é alavancar negócios não somente junto ao consumidor final, como também com empreendedores que atuam com eventos. “Quem atua com eventos na região geralmente compra flores de outros Estados. Daí a necessidade de aproximar os produtores locais desses empreendedores”.

NOVO MUNICÍPIO – Outra novidade é a inclusão de Alfredo Chaves na região turística. Assim como Venda Nova do Imigrante, Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano e Vargem Alta, o município passa a integrar o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau e vai expor suas rotas em um stand na RuralturES.

Para o prefeito de Conceição do Castelo, Christiano Spadetto, a troca de experiências entre os municípios das montanhas contribui para quem está construindo a identidade turística-cultural local. Ele citou o exemplo da divulgação do Vale do Emboque e da festa Portugália, com destaque para o grupo de dança folclórica “Imperial Português”, que se apresentou durante o lançamento e é o único de cultura portuguesa em atividade no Espírito Santo.

“Nós não tínhamos isso e precisamos mostrar nossa cara cada vez mais. A coragem que Venda Nova do Imigrante teve há 30 anos com o agroturismo é a que temos hoje. O melhor lugar são as montanhas do Espírito Santo e é necessário estarmos cientes disso para fortalecer o turismo regional de forma conjunta”, disse Spadetto.

Por fim, o secretário de Estado de Turismo, Fernando Rocha, ressaltou que a região de montanhas é orgulho para o Espírito Santo e para o Brasil e que foi a região que mais pleiteou editais de pequenos eventos com a retomada pós-pandemia. “Esses eventos geram fluxo turístico, mas a maior dificuldade ainda é a mão de obra qualificada. Estamos empenhados em reverter o atual cenário com investimentos do Governo do Estado”, disse.

O EVENTO – A RuralturES é fruto da Ruraltur, evento nacional que teve sua última edição, em 2019, em Venda Nova do Imigrante, após anos sendo realizada no Nordeste do Brasil. Em 2021, a primeira edição estadual contou com 113 espaços de exposição, 15 caravanas de diversos municípios capixabas e um público estimado em 27 mil pessoas, que ocuparam 100% da rede hoteleira e movimentaram aproximadamente R$ 1 milhão em vendas diretas no evento.

O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau dá seguimento ao planejamento da edição 2022 e promete divulgar outros detalhes da programação em breve.

Fonte: Assessoria de Imprensa Convention/RuralturES

Últimas notícias

Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba chega à etapa de visita das propriedades

As visitas às 12 propriedades classificadas na 6ª edição do Concurso de Qualidade ...

Festival Aracruz Sabores começa nesta quinta-feira (11)

Foto: Arquivo Secom / Aracruz O evento vai reunir sabores, cerveja artesanal, vinhos, ...

Método simples e barato monitora qualidade da água em viveiros de tilápias

Photo: Gabriel Pupo Nogueira Cientistas utilizam bentônicos, organismos invertebrados indicadores de qualidade da ...

Produção de cacau volta a crescer no Brasil, após controle de vassoura-de-bruxa e outras doenças

Foto: Shutterstock Composition with cocoa pod and products on wooden background, top view ...

Setor de distribuição de insumos está apreensivo com os desafios deste ano

Foto: iStock “O setor de distribuição de insumos agrícolas, que comemorou um 2021 ...