Seguros agrícolas para frutas serão avaliados em videoconferência do Mapa

Evento virtual aberto a produtores será no dia 17 de setembro às 15 horas. Objetivo é avaliar e propor aperfeiçoamentos nos produtos e serviços ofertados pelas seguradoras

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizará no próximo dia 17, às 15h, uma videoconferência do projeto Monitor do Seguro Rural dedicada ao terceiro grupo de frutas, que inclui abacate, caju, figo, goiaba, graviola, lima, limão, maçã, manga, melão, morango e uva. O objetivo é avaliar e propor aperfeiçoamentos nos produtos e serviços ofertados pelas seguradoras, que estudam aprimorar os seguros com coberturas mais aderentes às necessidades dos produtores.

Para participar da videoconferência, basta acessar o link da plataforma Teams na data e horário agendados: tinyurl.com/msrfrutas

O trabalho é coordenado pelo Departamento de Gestão de Riscos do Mapa e terá a participação de produtores com o apoio das entidades representativas do setor, cooperativas, associações, revendas de insumos, companhias seguradoras, empresas resseguradoras, corretores, peritos e instituições financeiras. 

No caso desse terceiro grupo de frutas que está sendo avaliado no Monitor, o seguro rural teve 10.841 apólices subvencionadas pelo Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) no ano de 2020, sendo a uva o destaque principal, representando cerca de 83% do total de apólices deste grupo, seguida pela maçã.

“Depois de grãos, o seguro agrícola de frutas é a que mais tem crescido nos últimos anos no Brasil. São produtores que têm uma percepção de risco climático e fazem a gestão desses riscos usando instrumentos como o seguro. O evento será uma oportunidade de os produtores e técnicos dialogarem com as seguradoras para compreender o desenho dos produtos de seguro agrícola que estão disponíveis no mercado”, explica secretário de Política Agrícola do Mapa, Guilherme Bastos. Para 2022, os produtores de frutas poderão contratar o seguro rural com subvenção federal de 40%, independente do produto escolhido.

O seguro rural referente às frutas, dependendo do produto e seguradora, protege os pomares da desvalorização dos frutos e de perda de produção ocasionados por um ou mais eventos. O seguro oferece coberturas especificas para cada cultura que podem variar de riscos nomeados, em que o produtor escolhe os riscos cobertos como geada e granizo, e a cobertura multirrisco com coberturas por riscos diversos como tromba d’água, ventos fortes, ventos frios, granizo, chuva excessiva, seca, geada, variação excessiva de temperatura, entre outras. 

MONITOR DO SEGURO RURAL – O projeto já avaliou diversas modalidades de seguros rurais desde julho de 2020 atingindo mais de 1.400 participantes. As gravações e apresentações das edições anteriores do Monitor de Seguro Rural podem ser acessadas aqui: tinyurl.com/msrarquivos  

O cronograma de eventos por videoconferência do Monitor, que começou em julho de 2020 e se estende até final de 2022, tem a finalidade de identificar e propor melhorias nos serviços de seguro para mais de 60 atividades de grãos, frutas, olerícolas, pecuária, florestas, aquícola, café e outras culturas até o final de 2021. O monitor é uma oportunidade para os produtores e as cooperativas, com as entidades representativas, construírem soluções em conjunto com as seguradoras e o apoio do Mapa. 

Fonte: Mapa

Últimas notícias

Colheita de uva é sucesso em Linhares

Ao menos de quatro mil pessoas passaram pelo parreiral de uva do Polo ...

Conheça o vencedor do 1º Concurso de Café Conilon de Jaguaré

O ganhador do 1º Concurso de Café Conilon de Jaguaré foi conhecido neste ...

Marcha Anual de Resistência do Cavalo Crioulo consagra bicampeonato

Foto: Fagner Almeida/Divulgação Foi no lombo do cavalo que 25 competidores escreveram suas ...

Cavalgada convida população para 54ª Expoagro em Cuiabá (MT)

Foto: Marcelo Camargo – Agronews Uma cavalga reuniu dezenas de cavaleiros e amazonas, na ...

Brasil cria 277 mil novas vagas em maio, batendo recorde 

A economia brasileira gerou, em maio de 2022, 277.018 novas vagas de empregos ...