Sicoob é uma das três melhores instituições financeiras do país, diz ranking da Forbes

Foto: Reprodução/Sicoob

Pelo segundo ano consecutivo, o Sicoob foi reconhecido como a terceira melhor instituição financeira do Brasil, segundo o ranking “Melhores Bancos do Mundo 2024”, realizado pela Forbes em parceria com a empresa de estudos de mercado Statista.  

Anúncio

Foram entrevistadas 49 mil pessoas em 33 países, abrangendo 17 idiomas diferentes. Os participantes foram convidados a avaliar bancos e instituições financeiras em que possuem conta corrente ou poupança, ou que conheciam por meio de familiares e amigos. No total, 403 organizações foram avaliadas globalmente. 

Anúncio

De acordo com Marco Aurélio Almada, diretor-presidente do Sicoob, a presença do Sicoob no Top-3 de um ranking desse porte confirma que o propósito da instituição, de conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade, está sendo fielmente cumprido. “Estamos profundamente honrados por mais uma vez sermos reconhecidos pela Forbes. Esse reconhecimento reflete nosso compromisso como uma instituição financeira cooperativa que se dedica em oferecer produtos e serviços sempre alinhados com as necessidades e a satisfação dos nossos cooperados. A presença do Sicoob no ranking atesta a eficácia desta abordagem. Por isso, continuaremos a desenvolver iniciativas que impulsionam o desenvolvimento econômico e social das regiões em que atuamos, fomentando a inclusão financeira e o bem-estar da comunidade”, destaca. 

Para o executivo, a classificação do Sicoob se deve à sua contínua busca por soluções inovadoras e sustentáveis, fundamentadas no princípio da cooperação e na participação ativa dos cooperados. Em 2023, a instituição financeira registrou um aumento significativo em seus resultados, atingindo R$ 8,4 bilhões. Seguindo os princípios do cooperativismo financeiro, uma parte desse montante é distribuída diretamente aos cooperados, enquanto o restante é investido na estruturação da cooperativa. Esses investimentos possibilitam a expansão das operações e o desenvolvimento de programas sociais e ações sustentáveis nas comunidades atendidas, que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e consciente. 

O Sicoob é um sistema de cooperativas financeiras composto por 342 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS). Com uma rede de 4,6 mil pontos de atendimento, é reconhecido como a maior rede física do país. Em mais de 400 cidades, o Sicoob é a única instituição financeira presente. 

“O cooperativismo tem um significado simples, mas poderoso: a união de pessoas com um propósito comum. Esse princípio inspira diversos setores, incluindo o financeiro. Dentro de uma instituição financeira cooperativa, as pessoas não são apenas clientes, mas os verdadeiros donos do negócio, o que significa que podem participar ativamente das tomadas de decisões e compartilhar dos resultados financeiros”, afirma Almada. 

CONHEÇA O RANKING – Os entrevistados relataram sua satisfação geral com cada instituição financeira, bem como se o recomendariam a outros e depois avaliaram cada um com base em cinco critérios:  

  • Confiabilidade 
  • Termos e condições (como taxas e tarifas); 
  • Atendimento ao cliente (tempos de espera e disponibilidade dos funcionários); 
  • Serviços digitais (facilidade de utilização do site e app) e;  
  • Qualidade da assessoria financeira. 

Todos esses elementos foram levados em consideração em um sistema de pontuação que também considerou os resultados do ano passado com peso menor; da mesma forma, as IFs conhecidas por meio de familiares ou amigos receberam um peso menor do que aqueles com os quais o respondente tinha experiência pessoal. Os bancos com as pontuações finais mais elevadas nos seus países integraram a lista final.  

Fonte: Sicoob

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

62% dos navios para exportação de café registram atrasos em junho

De acordo com um levantamento do Cecafé, realizado com exportadores responsáveis por 77% ...

Banestes disponibiliza R$ 1 bilhão para o Plano Safra 2024/2025

Foto: Divulgação O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) anunciou, na manhã ...

Saiba como é a produção de mudas in vitro

Está disponível no canal do YouTube do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica ...

Concurso irá premiar as 10 melhores fotos e vídeos das montanhas capixabas

Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem Chegou a hora de revelar os segredos mais bem ...

Cafeicultura sustentável torna Seguro Rural mais barato

Foto: NKG-Stockler Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Conselho Nacional do Café ...