Sistema de fertirrigação otimiza produção e poupa recursos naturais

Projeto Interdisciplinar nasceu na Coordenação de Meteorologia do Incaper

Com o objetivo de criar um sistema para automatizar e monitorar processos de fertirrigação, um grupo de estudantes, entre eles, um bolsista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), desenvolveu a solução por meio da agrometeorologia.

Trata-se de um Projeto Interdisciplinar (P.I) desenvolvido pelo grupo: “Plantech – Plantando Tecnologia, software e aplicativo para smartphones, tablets e periféricos afins. A demanda surgiu na Coordenação de Meteorologia do instituto, onde atua o bolsista Raphael Branco, um dos cinco idealizadores, estudante do tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

O P.I é um requisito obrigatório a cada semestre, na Faculdade UCL (Ensino Superior Unificado Centro Leste), instituição parceira do Incaper. O modelo consiste em entregar um ‘problema’ em cada curso da faculdade, do qual os alunos buscam soluções em conjunto com alguma instituição parceira, como é o caso do Incaper.

O sistema de fertirrigação desenvolvido pelos estudantes funciona como uma plataforma, na qual produtoras e produtores rurais conseguem acompanhar se o sistema está irrigando de forma adequada, a demanda nutricional de cada plantio, qual precisa ser balanceado com nutrientes, por exemplo, propriamente um gerenciador de insumos. O processo todo levou cerca de quatro meses para ser concluído.

O projeto foi dividido em três partes. A primeira foi a implementação de microcontroladores para medições precisas, tanto na fertirrigação quanto nas condições meteorológicas. Em outra etapa, o foco esteve no desenvolvimento de um aplicativo móvel para o uso dos agricultores, com fácil acesso e intuitivo. E na terceira parte, os esforços dos estudantes foram no desenvolvimento de sistema web voltado aos pesquisadores, com o fornecimento de análises detalhadas e ferramentas avançadas de gestão. Mais detalhes do projeto Plantech podem ser conferidos neste link.

Esse é o terceiro Projeto Interdisciplinar do curso, e para essa turma, foi colocado o desafio na temática Irrigação e Fertirrigação. “Há dois anos, outros estudantes desenvolveram uma miniestação meteorológica. A semente foi plantada, veio essa nova turma de alunos, e o curso seguiu com a temática ligada à agricultura. A semente foi plantada”, conta Ivaniel Fôro Maia, meteorologista do Incaper e supervisor do projeto.

“O sistema automatizado vai facilitar o produtor a gerenciar os cultivos de sua propriedade e compensar a dificuldade que muitos enfrentam com pouca mão-de-obra qualificada, problema este identificado e utilizado como sugestão na abordagem para esse P.I”, explica Raphael Branco.

PREMIAÇÃO – No fim de junho, o projeto foi apresentado na feira de projetos realizada pela UCL. O projeto “Plantech” levou o primeiro lugar na sua categoria. A premiação dá direito, em setembro, do grupo disputar o Inovaweek, evento de empreendedorismo universitário voltado à tecnologia, realizado pela UVV.

ACORDO – O Incaper tem acordo de cooperação técnica para troca de saberes e informações com a Organização Social ‘Instituto UCL’, do qual a Universidade de Vila Velha é mantenedora. Esse acordo permitiu a parceria e inserção do Incaper por meio de servidores e bolsistas em eventos, como feiras e mostras universitárias.

O instituto cedeu sementes de milho imperador e milho crioulo para serem utilizadas como cultivo de exemplo da funcionalidade do sistema como um todo, no qual acontece o gerenciamento da parte nutricional NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio), temperatura e umidade do solo e do ar; Precipitação pluviométrica para cálculo da evapotranspiração e, posteriormente, estimativa da lâmina de água a ser irrigada no cultivo dessa cultura de exemplo (os milhos).

Anúncio

Fonte: Incaper

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Nova frente fria intensifica chuva nos próximos dias no Sudeste

Foto: Julio Huber Após um extenso período de calor intenso e clima seco, ...

Vídeo mostra estudantes empurrando ônibus escolar atolado no interior do Espírito Santo

Estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) tiveram que empurrar um ônibus ...

Seminário da Fruticultura na Bahia terá dois dias de programação

Já começou a contagem regressiva para a primeira edição do Seminário da Fruticultura ...

Família Zandonade transforma café de qualidade em experiência para o consumidor

Diretamente das Montanhas Capixabas, para a mesa de famílias de todo o Brasil, ...

Gramado: Festuris lança novidades

Foto: Rafael Cavalli/Festuris Marta Rossi e Eduardo Zorzanello reuniram jornalistas e criadores de ...