Temperaturas acima de 40ºC no Brasil

Um novo evento de calor intenso irá atingir grande parte do país. Este aumento das temperaturas nos próximos dias se deve à atuação de uma área de alta pressão em áreas do centro-sul do Brasil, o que vai deixar o ar mais seco por uma sequência de dias. Apesar da expectativa de temperaturas bastante elevadas, este evento de calor intenso não deverá ser tão forte quanto os ocorridos nos meses anteriores, mas ainda assim requer muita atenção.

A atuação desse ar mais seco vai ocorrer num contexto de dias mais longos e radiação solar mais intensa com a aproximação do verão, o que já favorece dias de muito calor; lembrando que o solstício de verão, ocorre no dia 22 de dezembro, às 00h27, pelo horário de Brasília. As altas temperaturas são comuns em dezembro, que é um mês dentro do verão meteorológico, mas ondas de calor neste mês costumam ocorrer de forma mais localizada, pois a maior parte do Brasil já tem muita umidade, atenuando extremos de calor.

Anúncio

A partir desta quinta-feira (14), teremos temperaturas dignas de onda de calor em amplas áreas, com termômetros acima dos 37°C no interior de São Paulo – principalmente norte e oeste paulista, no noroeste de Minas, em quase todo o Centro-Oeste, interior da Região Nordeste, e na Região Sul, com destaque para o norte e oeste do Paraná, Santa Catarina e na maioria das áreas Rio Grande do Sul.

Anúncio

Temperaturas disparam ainda mais no final de semana

Ao longo do fim de semana o calor aumenta nestas ainda mais nas regiões já citadas, confira as maiores temperaturas esperadas para os próximos dias:

Entre 40°C a 42°C em Mato Grosso do Sul, sul e leste de Mato Grosso (incluindo Cuiabá), oeste e pontos do sul de Goiás/noroeste de Minas Gerais e em parte do oeste da Bahia, região do Vale do São Francisco.

Os termômetros podem marcar 38°C a 40°C no sertão do Nordeste, interior do Piauí, no Maranhão, sul e leste do Tocantins, sul e leste de Santa Catarina e norte e oeste de São Paulo e de 37°C até 39°C, em cidades do norte e oeste do Paraná, Rio De Janeiro e Espírito Santo. 

A expectativa é que somente a partir da próxima quarta-feira (20), calorão diminua um pouco.

Fonte: Climatempo

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Consumo de café solúvel cresce 5,3% no trimestre

Setor vem em expansão desde 2016; avanço reflete investimentos em qualidade, diversidade, formação ...

ES+Café irá promover imersão no universo da cafeicultura capixaba

A Feira ES+Café irá promover uma verdadeira imersão no universo da cafeicultura capixaba ...

Projeto entrega novas barracas a feirantes de Vitória

Foto: Marcos Salles Entrega das novas barracas das Feiras Livre Os feirantes que ...

Como plantar mais café em espaço reduzido?

O pesquisador do Incaper, Paulo Sérgio Volpi, destacou que o jardim clonal superadensado ...

Parceria estratégica do Sistema OCB busca fortalecer cadeia de lácteos

Foto: Reprodução / Sistema OCB Unidade nacional se reuniu com Conselho dos Exportadores ...