Três brasileiros participam do programa mundial para formação de líderes do agronegócio

A administradora Vanessa Chiamulera (MT), o pesquisador e biólogo Renato Rodrigues (RJ) e o administrador Carlos Zegwaard (PR) são os três brasileiros selecionados pelo programa global de formação de novos líderes do agronegócio da Nuffield International Farming Scholarships. A instituição apoia os profissionais do agro de diversos países para ampliar seus conhecimentos e experiências, permitindo que vivenciem diferentes realidades ao redor do mundo.

A administradora com MBA em gestão do Agronegócio Vanessa Chiamulera é de Mato Grosso e atua como gerente de processos do Grupo Morena, produtor de soja, milho, gado e eucalipto. Ela focará sua pesquisa em práticas sustentáveis na agricultura. “Todo momento surgem novas técnicas para melhorar a produção agrícola e acredito que elas devem estar alinhadas de forma sustentável, para otimizar a produtividade e a lucratividade das empresas no longo prazo e de forma consciente”, explica Vanessa.

Também voltado para o desenvolvimento sustentável, o carioca Renato Rodrigues é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e concentra sua atuação em mudanças climáticas na agricultura. “O Brasil tem condições de se tornar a primeira potência agroambiental do planeta, mostrando que é possível produzir e preservar simultaneamente”, ressalta Renato, que é formado em Ciências Biológicas, com diversas especializações em ciência e meio ambiente.

Carlos Zegwaard atua na fazenda de leite da família, no Paraná. Graduado em administração e técnico em agropecuária, ele quer identificar maneiras de aumentar os lucros da indústria de laticínios a partir da formação de sistemas de produção, além de estudar eficiência de transporte e automação. “Essa oportunidade é muito válida. Meu objetivo é obter conhecimento e experiências para ter papel significativo na indústria brasileira de laticínios”, comenta Carlos.

O Brasil participa do programa global de bolsas da Nuffield desde 2015. “Nosso país é um dos mais importantes em produção agropecuária. O crescimento do campo caminha em sinergia com o nível de qualificação dos profissionais. Este é o motivo pelo qual neste ano três profissionais talentosos do Brasil foram escolhidos como nuffieldianos para viajar o mundo, conviver com outros modelos de produção e interagir com representantes de outros países que são parceiros comerciais do Brasil e possuem ambientes de produção com aspectos comuns e diversos”, destaca Murilo Bettarello, agrônomo e atual presidente da Nuffield Brasil.

Além dos brasileiros, foram selecionados profissionais da Austrália, Canadá, Chile, Estados Unidos, França, Holanda, Irlanda, Japão, Nova Zelândia, Reino Unido e Zimbabwe. São 65 jovens de até 40 anos de idade nessa experiência imersiva única. Cada nuffieldiano viajará por 14 semanas, ao longo de dois anos, obviamente após o controle da pandemia do Covid-19, recebendo 25 mil dólares e o apoio da rede internacional para auxiliar no desenvolvimento do agronegócio global.

O programa de bolsas da Nuffield conta com o apoio de parceiros importantes, que patrocinam os líderes. Entre essas empresas estão: TIAA-CREF Global Agriculture, que por sete anos contribuiu com bolsas para seis brasileiros e é patrocinadora de Renato Rodrigues; Cooperativa Castrolanda, primeiro investidor cooperativista brasileiro, patrocinadora de Carlos Zegwaard; e Bayer, que já tem parceria de sucesso com a Associação Nuffield no evento “Yough Ag Summit 2019” no Brasil e este ano ingressa oficialmente como patrocinadora oficial do programa Nuffield International, fornecendo o suporte financeiro para Vanessa.

Fonte: Texto Comunicação Corporativa

Últimas notícias

Morre um dos mais importantes touros da raça Gir Leiteiro

Dragão TE morreu no dia 1º de março e deixa importante legado para ...

Publicação do Incaper tem alto número de acessos em plataforma científica internacional

O livro “Guia de Interpretação de análise de solo e foliar” do Instituto ...

Mais de 700 licenças de pescadores são suspensas em 11 estados e no DF

Os registros foram suspensos em razão de inconsistências e indícios de irregularidades. A ...

Febre aftosa: 2ª etapa da campanha de vacinação alcança mais de 98% do rebanho nacional

Cerca de 76 milhões de bovinos e bubalinos com até 2 anos de ...

Projeto do Incaper desenvolve aplicativo de venda direta para a agricultura familiar

A primeira reunião para a identificação de estabelecimentos e produtores foi realizada na ...